Categories: Leis

Estatuto – Fique por Dentro do Assunto

Toda entidade comercial ou social precisa de um regulamento, com valor de lei ou norma, que determine sua estruturação, ações, funções e objetivos. A esse regimento se dá o nome de estatuto. Trata-se de um código de conduta que orienta a atuação de empresas, cooperativas, sindicatos e outros tipos de associações, e que também rege o comportamento de seus membros.

Elaborado com a participação dos associados, esse documento costuma ser organizado segundo um padrão básico. O título traz o nome da entidade; o primeiro bloco discorre a respeito da denominação, dos fins, da sede e da duração da instituição; E o segundo bloco aborda informações sobre requisitos para a admissão, demissão e exclusão dos associados, direitos e deveres deles e penalidades.

A maioria dos estatutos ainda conta com um terceiro bloco dedicado à descrição do patrimônio e das fontes de recursos para a manutenção da associação e dos títulos patrimoniais. O quarto bloco pode ser destinado aos detalhes ligados à administração da entidade. Os blocos finais ficam por conta de esclarecimentos sobre a dissolução da associação e os arranjos finais e transitórios.

Entre os dados – organizados em títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos e outras topificações – ainda devem constar algumas disposições gerais. Como qualquer outro documento legal, depois de estabelecido, o estatuto deve ser divulgado num veículo de comunicação oficial, para que os membros da entidade e os demais cidadãos tenham acesso às determinações que ele estabelece.

Quem precisa publicar um estatuto no Diário Oficial da União ou no Diário Oficial do seu estado pode contar com o serviço eficaz do E-diário Oficial. Para encaminhar o documento a ser divulgado, basta realizar o cadastro em nosso sistema e acessar a área de envio de matérias. Sendo o orçamento do trabalho aprovado e o boleto pago, o conteúdo é divulgado na sequência.

Mestre SEO

Recent Posts

  • Matérias

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Itens Que Não Podem Faltar

Um contrato de prestação de serviços educacionais deve conter cláusulas específicas para evitar responsabilização indevida sob a instituição de ensino,…

19 horas ago
  • Matérias

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia…

21 horas ago
  • Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça.…

1 semana ago
  • Matérias

Falência e Recuperação Judicial – Conheça as Diferenças Entre Elas

Falência e recuperação judicial são ações jurídicas para empresas que fecharão as portas ou irão apresentar projetos de recuperação judicial.…

2 semanas ago
  • Matérias

ECF — Passo a Passo Da Escrituração Contábil Fiscal

A elaboração da ECF, Escrituração Contábil Fiscal, é um processo delicado. Por isso separamos essas orientações para te ajudar. Confira.

2 semanas ago
  • Matérias

Contrato de Parceria Empresarial — Como Fazer De Forma Segura Para Ambos?

Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente…

2 semanas ago