Categories: Matérias

Contador: Descubra como Automatizar os Processos Contábeis do seu Escritório de Maneira Simplificada

A automatização de tarefas já é uma realidade em muitas áreas, e não seria diferente com a contabilidade. Cruzar dados, produzir relatórios e emitir documentos são algumas das atividades que as máquinas já fazem melhor e com menos gastos. Investir na automatização dos processos contábeis permite que o setor seja mais efetivo.

Neste post mostraremos os pontos que devem ser priorizados nesse processo. Aprenda a melhorar significativamente a eficiência do seu trabalho. Veja só!

Como funciona a automatização de processos contábeis

Em qualquer segmento, o ideal é que um processo gere o máximo de valor possível com menos esforços e recursos investidos. A automatização de tarefas repetitivas é simples, e uma das melhores formas de conseguir reduzir o investimento financeiro em um trabalho.  

Mas, para implementar essa tecnologia, é preciso saber por onde começar e em quais processos ela pode ser encaixada. Ainda não é possível, por exemplo, deixar automático uma atividade que exija uma análise humana, como a elaboração de um modelo completo de controle contábil de uma empresa.

Já as atividades mais simples, como a produção de balancetes e conferências contábeis, podem ser facilmente feitas por bons sistemas contábeis, liberando o tempo dos colaboradores da equipe para tarefas mais estratégicas que vão exigir mais da sua competência.

Priorize a automatização na atividade que mais traz lucros ao negócio

Uma dica natural e importante é listar os processos contábeis da área, e descobrir quais são os que trazem mais valor ao negócio. Lembrando que devem ser tarefas com regras claras e que não exigem a intervenção e análise humana.  Às vezes essas atividades são bem simples, como a geração de guias de pagamento e conciliação bancária: automatizar esse tipo de tarefa faz com que o trabalho seja feito muito mais rápido, e com menos erros.

Conheça as ferramentas disponíveis de automatização

Ao começar a implementação de tecnologias para a automatização de processos contábeis, entender a produção do trabalho atualmente é algo essencial. Conheça quais tarefas são repetitivas, como os processos se estruturam, o que traz mais valor ao negócio, e o que faz esse valor ser notado pelo cliente.  

Para um processo contábil ser automatizado, é muito importante que ele tenha regras claras, que possam ser facilmente interpretadas e aplicadas pelo sistema. Portanto, se um relatório pode ser feito apenas com números e cruzamento de dados, é bem simples automatizá-lo.

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já aprendeu sobre como a contabilidade pode ser melhorada com a automatização de tarefas, veja outros artigos em nossa seção de matérias e fique por dentro de todas as novidades do E- Diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Saiba Como Fazer Uma Assembleia

Saber como fazer uma assembleia é essencial para conduzir uma boa reunião. Veja só o que precisa ser feito!

6 horas ago
  • Leis

Lei do Inquilinato – Entenda Como Funciona e Quais Direitos Você Precisa Conhecer

Você já ouviu falar sobre a Lei do Inquilinato? Conheça alguns de seus principais direitos como inquilino e faça um…

1 dia ago
  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

3 dias ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

4 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

4 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

1 semana ago