O seguro fiança ou seguro de fiança locatícia é uma alternativa a ser considerada para aqueles que desejam locar uma casa ou residência. Porém é preciso entender detalhadamente o que é esse recurso e como utilizá-lo para ter vantagens. Acompanhe mais neste artigo!

O que é o seguro fiança?

É uma garantia necessária para alugar um imóvel. O locatário pode acionar essa modalidade em locação residencial, comercial e não-residencial, contato que sejam em perímetro urbano. Esse serviço é contratado de acordo com a lei do inquilinato em alternativa a outras opções como apresentar um fiador. Vamos entender como funciona o seguro fiança, veja mais abaixo:

Qual o valor do seguro fiança?

Em geral, o seguro fiança tende a completar de 1 a 2 aluguéis e pode ser pago à vista ou parcelado com o valor diluído no aluguel em até 12 vezes. É importante prestar atenção nas cláusulas do contrato, para que o valor final do seguro não ultrapassa o seu planejamento e pese no montante mensal do aluguel.

Como funciona o seguro fiança?

Esse valor pago mensalmente ou no início do seu contrato, será uma reserva em caso de emergência. Se algo dificultar o pagamento do inquilino durante os meses de vigência da locação, o fundo é ativado pelo proprietário do imóvel. Desta forma, o locador se sente mais seguro e o morador não corre o risco de ser expulso de sua habitação.

Atenção! É importante ressaltar que isso não exime o inquilino de quitar a sua dívida, que passa a corresponder a seguradora contratada, essa inclusive pode acionar a justiça para receber os valores de volta.

Vantagens

A análise e aprovação de contrato se torna mais rápida e facilitada, já que o inquilino não precisa apresentar os documentos do possível fiador e esperar o feedback da imobiliária, basta apenas pagar o seguro-fiança e comprovar sua renda para pagamento do aluguel mensal. Geralmente a exigência de valor mínimo é em torno de duas a três vezes acima do seu aluguel.

Desvantagens

O valor acrescido nas parcelas do aluguel pode ser uma desvantagem para aqueles que possuem orçamento restrito. Em caso de optar por essa forma de locação, procure imóveis com valor abaixo da sua meta ideal, assim as taxas extras não incomodarão o seu orçamento final.

Agora que você já sabe como funciona o seguro fiança , continue ligado nas matérias exclusivas do E-diário oficial! DNão esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

 

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago