Categories: Perguntas Frequentes

Como Funciona o Seguro Fiança?

O seguro fiança ou seguro de fiança locatícia é uma alternativa a ser considerada para aqueles que desejam locar uma casa ou residência. Porém é preciso entender detalhadamente o que é esse recurso e como utilizá-lo para ter vantagens. Acompanhe mais neste artigo!

O que é o seguro fiança?

É uma garantia necessária para alugar um imóvel. O locatário pode acionar essa modalidade em locação residencial, comercial e não-residencial, contato que sejam em perímetro urbano. Esse serviço é contratado de acordo com a lei do inquilinato em alternativa a outras opções como apresentar um fiador. Vamos entender como funciona o seguro fiança, veja mais abaixo:

Qual o valor do seguro fiança?

Em geral, o seguro fiança tende a completar de 1 a 2 aluguéis e pode ser pago à vista ou parcelado com o valor diluído no aluguel em até 12 vezes. É importante prestar atenção nas cláusulas do contrato, para que o valor final do seguro não ultrapassa o seu planejamento e pese no montante mensal do aluguel.

Como funciona o seguro fiança?

Esse valor pago mensalmente ou no início do seu contrato, será uma reserva em caso de emergência. Se algo dificultar o pagamento do inquilino durante os meses de vigência da locação, o fundo é ativado pelo proprietário do imóvel. Desta forma, o locador se sente mais seguro e o morador não corre o risco de ser expulso de sua habitação.

Atenção! É importante ressaltar que isso não exime o inquilino de quitar a sua dívida, que passa a corresponder a seguradora contratada, essa inclusive pode acionar a justiça para receber os valores de volta.

Vantagens

A análise e aprovação de contrato se torna mais rápida e facilitada, já que o inquilino não precisa apresentar os documentos do possível fiador e esperar o feedback da imobiliária, basta apenas pagar o seguro-fiança e comprovar sua renda para pagamento do aluguel mensal. Geralmente a exigência de valor mínimo é em torno de duas a três vezes acima do seu aluguel.

Desvantagens

O valor acrescido nas parcelas do aluguel pode ser uma desvantagem para aqueles que possuem orçamento restrito. Em caso de optar por essa forma de locação, procure imóveis com valor abaixo da sua meta ideal, assim as taxas extras não incomodarão o seu orçamento final.

Agora que você já sabe como funciona o seguro fiança , continue ligado nas matérias exclusivas do E-diário oficial! DNão esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

 

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Conheça As Publicações Obrigatórias do Diário Oficial

A publicidade jurídica é de extrema importância para ter transparência e clareza na divulgação de…

1 dia ago

Inventário Judicial e Extrajudicial – Entenda Os Conceitos Envolvidos

Você sabe o que é inventário judicial e extrajudicial? É uma lista de bens, direitos…

2 dias ago

Aditivo De Contrato: O Que É E Como Fazê-lo Corretamente

Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…

1 semana ago

Veja 9 Motivos que Levam a Demissão por Justa Causa

A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…

1 semana ago

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…

1 semana ago

Doador de Sangue — Quem Pode Doar e Quais São os Seus Direitos?

De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…

1 semana ago