Matérias

Como Fazer um Relatório de Auditoria Financeira: Passo a Passo

A auditoria financeira, assim como o balanço anual,  é uma ferramenta de suma importância para manter a transparência e a saúde das contas da empresa. Por isso, seus resultados devem ser organizados e apresentados em um relatório claro e bem estruturado, que seja de fácil entendimento.

Confira, neste artigo, o que não deve faltar em um relatório de auditoria financeira e aprenda o passo a passo de como elaborar esse documento. 

Relatório de auditoria financeira: o que não pode faltar

O objetivo do relatório de auditoria financeira é demonstrar de maneira imparcial e direta os resultados encontrados. Por isso, ele precisa conter, sobre a gestão financeira:

  • pontos positivos;
  • pontos negativos;
  • conclusões.

Dessa forma, os responsáveis pelas ações futuras conseguem entender claramente o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. 

É importante ter em mente que não cabe ao relatório apontar culpados, expressando nominalmente que pessoa ou equipe falhou em suas funções. Quando o relatório for analisado pelas pessoas competentes, as questões serão devidamente endereçadas.

Outro ponto fundamental é que o relatório não deve ser evasivo, ou seja, deve ir direto ao ponto: sua função é demonstrar resultados, sejam eles positivos ou negativos, e não justificá-los. 

Por fim, é importante que ele seja facilmente entendido. Dessa forma, termos técnicos e muito específicos devem ser evitados ao máximo, para que a linguagem seja o mais simples e clara possível. 

Como fazer um relatório de auditoria financeira

Agora que você já entendeu o objetivo do relatório e os pontos principais sobre seu conteúdo, confira este passo a passo de como elaborar o documento:

1. Elabore a capa

A capa de um documento é importante porque é a responsável por causar a primeira impressão em todos que o receberão. Por isso, ela deve refletir a qualidade do relatório e o seu tom, ou seja: deve ser direta, informativa e bem apresentada.

Ao preparar a capa do relatório de auditoria financeira, inclua:

  • título;
  • auditor responsável;
  • data;
  • nome da empresa.

Dessa forma, é possível entender imediatamente do que se trata o documento, seu intuito e quando ele foi realizado, seja no momento do recebimento ou, posteriormente, quando é encontrado no arquivo.

2. Escreva uma  introdução

Para além da capa, a introdução é o primeiro texto que será lido no documento e, por isso, precisa reforçar a boa impressão. Uma introdução  bem escrita traz uma visão geral do que será apresentado, ou seja, quais processos e departamentos foram auditados, e aproveita, também, para contextualizar sobre o cenário atual ou qualquer informação relevante relacionada ao histórico da empresa.

Além disso, esse texto deve ter um tom convidativo, para incentivar a pessoa a seguir pela leitura do documento.

3. Faça um índice de termos

Como falamos anteriormente, é fundamental que o conteúdo do relatório seja facilmente entendido. Por isso, deve haver um índice que explique qualquer terminologia e norma que será citada ao longo do documento. 

4. Crie um resumo

Nem todo mundo conseguirá ler o relatório inteiro e, portanto, o resumo que vem logo após a introdução deve especificar tudo o que foi auditado, quais são os objetivos da auditoria e já trazer a conclusão.

Sim: as constatações principais do relatório não devem ficar apenas no final, mas sim ser apresentadas rapidamente no resumo. Ao continuar a leitura do documento, a pessoa entenderá melhor como elas foram obtidas.

5. Mostre o plano da auditoria

Essa parte do documento mostra quem é o auditor líder (citando suas qualificações) e os outros auditores que participaram do processo.

Nessa parte, também devem ficar claras todas as etapas da auditoria, incluindo os documentos analisados, as pessoas entrevistadas e os critérios e ferramentas utilizados.

6. Apresente os resultados e as recomendações

Por fim, na parte final do relatório de auditoria financeira devem ser apresentados todos os resultados obtidos, divididos em pontos negativos e positivos, de maneira bastante direta.

A análise dos pontos negativos deve incluir as consequências e riscos que eles podem trazer a curto, médio e longo prazo. 

Após os resultados, devem ser apresentadas as recomendações do auditor do que deve ser feito a partir da auditoria. É importante lembrar que assim como todo o restante do documento, as recomendações elas devem ser objetivas e imparciais.

Sua organização está prestes a passar por um processo como esse? Então, leia também o nosso artigo sobre como preparar a empresa para uma auditoria financeira!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago