Matérias

Como Consultar Os Balanços Patrimoniais Publicados Com o E-diário

Como Consultar Balanços no Diário Oficial

Realizar consultas no Diário Oficial da União é de extrema importância para se manter atualizado sobre os assuntos relevantes para a sociedade. Mas, você sabe como consultar os balanços patrimoniais publicados no DOU?
Com o E-diário Oficial, essa pesquisa se torna fácil e prática e você pode fazer isso a qualquer momento. Quer saber o passo a passo para realizar a consulta? Veja neste artigo:

  • passo a passo para consultar balanços patrimoniais publicados com o E-diário;
  • o que é balanço patrimonial;
  • para que serve o balanço patrimonial?;
  • quando as empresas divulgam seus resultados.

Como consultar balanços patrimoniais publicados com o E-diário: passo a passo

No portal de notícias do E-diário, você encontra diversas informações de interesse público, que podem ser consultadas a qualquer momento pela sociedade. Dentre esses assuntos, estão os balanços patrimoniais. Quer saber como realizar essa consulta? Veja o passo a passo a seguir:

  1. faça um cadastro no site do E-diário Oficial preenchendo com os seus dados pessoais, como: nome, e-mail e profissão;
  2. busque pelo assunto de interesse para servir como um filtro, assim você encontrará com mais facilidade os balanços patrimoniais que deseja conhecer;
  3. por fim, dessa forma, você terá acesso ao conteúdo escolhido em formato PDF para realizar a consulta.

Além de saber como consultar o balanço das empresas, no entanto, é importante entender o que é esse documento, para que ele serve e, é claro, quando essas informações são divulgadas. 

O que é balanço patrimonial?

Os balanços patrimoniais publicados no DOU (Diário Oficial da União), estão relacionados a demonstrativos contábeis, e tem o objetivo de apresentar a situação financeira atual de uma determinada empresa. 

Organizações que são de capital aberto têm obrigatoriedade de publicar o seu balanço no portal do DOU, demonstrando os bens e patrimônios de forma qualitativa e quantitativa e a participação de seus acionistas. 

De acordo com a Lei nº 9.457, o prazo para publicação é de no máximo, quatro meses antes da realização da Assembleia Geral.

Para que serve o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial serve para que seja possível entender melhor a situação financeira de uma empresa e mantê-la saudável, sem pendências ou atrasos nos pagamentos. Com relação às organizações de capital aberto, esse demonstrativo é essencial para que os interessados identifiquem também como anda a situação de suas fontes de investimentos.

Quando as empresas divulgam seus resultados?

Embora o balanço patrimonial seja um documento importante para acompanhar a situação financeira do negócio, não são todas as organizações que têm obrigatoriedade de fazê-lo e publicá-lo.

As micro e pequenas empresas, que optam pelo regime tributário Simples Nacional, estão isentas dessa necessidade — a menos que queiram participar de um processo de licitação. Isso porque um processo de licitação demanda que todas as empresas concorrentes apresentem o balanço patrimonial relativo ao último período de exercício social.

Neste caso, e, também, no das organizações de capital aberto que têm a obrigatoriedade de sua publicação para que a sociedade e os investidores possam acompanhar os resultados, o balanço patrimonial deve ser publicado em até quatro meses do término do exercício social. 

O período de exercício social é equivalente a 1 ano de atividades realizadas pela empresa, e quando sai o balanço das empresas eles precisam ser publicados tanto no Diário Oficial quanto em um jornal de grande circulação no local da sede. 

Agora que você já sabe como consultar os balanços patrimoniais publicados com o E-diário, que tal aprender a publicar esse documento? Leia também o nosso artigo sobre como publicar balanço patrimonial no Diário Oficial da União.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago