Matérias

Balanço Consolidado: Saiba o Que É e Como Fazer

O balanço consolidado é uma ferramenta fundamental para a análise financeira de empresas que possuem subsidiárias ou participações em outras empresas. Ele permite que os investidores e analistas avaliem a saúde financeira de um grupo empresarial como um todo, em vez de apenas analisar as demonstrações financeiras individuais de cada empresa.

Neste artigo iremos explicar o que é esse documento, qual é sua importância na análise financeira de grupos empresariais e como fazê-lo. Boa leitura!

O que é um balanço consolidado?

O balanço consolidado é um relatório financeiro que apresenta a posição financeira e o desempenho de um grupo de empresas como se fosse uma única entidade. Ele combina as demonstrações financeiras individuais de todas as unidades do grupo, eliminando transações intercompanhias e ajustando para refletir a proporção de participação de cada empresa no grupo. 

O resultado final é uma visão mais precisa e completa da posição financeira e do desempenho do grupo empresarial.

Qual é a importância desse documento?

A consolidação das demonstrações financeiras é uma exigência legal em muitos países e é necessária para que os investidores possam avaliar a saúde monetária do grupo empresarial como um todo. 

Sem a consolidação, os investidores teriam apenas uma visão parcial das finanças da empresa, o que poderia levar a decisões equivocadas e a uma avaliação incorreta do risco e da rentabilidade do investimento.

Como fazer o balanço consolidado

Fazer um balanço consolidado envolve vários passos importantes, que são:

Identificação das empresas

O primeiro passo para a consolidação dos demonstrativos financeiros é identificar todas as empresas do grupo, incluindo as subsidiárias e as associadas.

É importante determinar a natureza e o grau do controle que o grupo exerce sobre cada uma delas e, também, verificar se elas operam em setores diferentes ou na mesma área de negócio.

Determinação da proporção de participação

Após a identificação, é a hora de determinar a proporção de participação de cada empresa no grupo. Esse valor é, geralmente, determinado pelo percentual de ações ou cotas de cada uma, inclusive das que são detidas pela controladora, para que seja possível entender também o seu nível de controle.

Ajuste das demonstrações financeiras individuais

Uma vez que a proporção de participação de cada empresa no grupo é determinada, as demonstrações financeiras individuais de cada uma são ajustadas para refletir esse atributo. 

Eliminação das transações financeiras intercompanhia

As transações intercompanhias são aquelas realizadas entre empresas do mesmo grupo. Devem ser eliminadas nas demonstrações financeiras consolidadas para evitar a contagem dupla de receitas e despesas. 

Agora que você já sabe o que é o balanço consolidado e como fazê-lo, saiba como publicar um balanço patrimonial no Diário Oficial da União.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago