Neste mês de novembro, os aposentados e pensionistas que recebem salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão sacar a segunda parcela do 13º salário, de acordo com o decreto. A quantia corresponde à porcentagem restante do montante pago em setembro desse ano.
Devido à complicada situação econômica do país, o Executivo cogitou suspender o adiantamento do abono, fazendo o pagamento de todo o benefício em dezembro desse ano. Depois de sofrer pressão política pela decisão, a Presidente Dilma Rousseff voltou atrás e, por meio de Decreto Presidencial Nº 8513 publicado no Diário Oficial da União, determinou o pagamento da primeira parcela do 13º salário entre o final de setembro e começo de outubro.
Embora, por lei, essa antecipação do abono não seja obrigatória, há nove anos o governo paga a primeira parcela do benefício na folha de pagamento de agosto. Porém, devido ao déficit da arrecadação em comparação aos gastos do governo, o abono foi postergado para setembro.
Entre os argumentos utilizados pelo Ministro Joaquim Levy e sua equipe, a falta de dinheiro para fluxo de caixa não permitiria efetuar o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O Ministério da Fazenda afirmou que a antecipação não é obrigatória, pois está na lei que o abono deve ser depositado no último mês do ano.
Embora o Executivo tenha brigado para adiar a primeira parcela do 13º salários, esse adiantamento não altera o impacto fiscal anual na Previdência Social. Cada parcela resulta em um déficit de 15,8 bilhões de reais. Mas em contrapartida, injetam esse valor na economia nacional.
Para ficar bem informado sobre as principais decisões do Governo, é só acessar a área de artigos do nosso site.
Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…
Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…
O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…
Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…
Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…