4 Características Do Contrato Eletrônico

Com o avanço da era digital e os processos de compra e venda cada vez mais sendo realizados por meio da internet, conhecer as características do contrato eletrônico tornou- se indispensável. 

Mas, você sabe quais são essas características?  Neste artigo, você vai conhecê-las e entender os requisitos de validação legais deste contrato. Confira!

O que é contrato eletrônico?

O contrato eletrônico é um documento virtual que determina quais são os direitos e deveres das partes envolvidas na negociação de contratação de serviços ou venda de produtos. 

Para o contrato ser eletrônico é necessário que a vontade de ambas as partes seja manifestada virtualmente, caso contrário, não será. 

Por exemplo, se uma das partes conhece a oferta por meio de um jornal, é fundamental que a sua vontade seja manifestada por meio da internet. 

Por outro lado, se a oferta for enviada por e-mail ou redes sociais e a manifestação da vontade for pessoalmente, também não pode ser considerado um contrato eletrônico. 

Com exceção da maneira que é formalizada, o contrato eletrônico possui os mesmos aspectos que o físico.  

Quais são os tipos de contrato eletrônicos?

Existem quatro tipos de contratos eletrônicos para diferentes finalidades, sendo fundamental o conhecimento de cada um deles para saber fazer essa distinção. São eles:

  • contrato interpessoal: neste caso, pode ser feito simultaneamente, onde o contrato é assinado em tempo real, com interação imediata entre os envolvidos ou não-simultânea, onde é necessário aguardar o retorno da outra parte posteriormente;
  • contrato intersistêmico: quando a comunicação é realizada por meio de uma rede fechada, como aplicativos ou sistemas previamente definidos;
  • contrato interativo: mais utilizado por lojas virtuais e e-commerces, onde existe a  interação entre uma pessoa e um site, plataforma ou aplicativo;
  • contrato smart: são programados para atuar de forma autônoma, dentro de redes blockchain ou plataformas similares.

Conheça 4 características do contrato eletrônico

Para você entender melhor como funciona esse tipo de contrato e quais são os requisitos para que ele seja utilizado da maneira correta, listamos quatro características do contrato eletrônico para te ajudar neste processo. 

Veja as características a seguir:

  1. identificação: para que o contrato seja válido, é fundamental que o contratante e o contratado seja identificados neste documento;
  2. autenticação: a assinatura eletrônica de ambas as partes devem ser autenticadas por entidades capazes de comprovar a identidade de cada um;
  3. impedimentos de rejeição: nenhuma das partes podem invalidar o contrato alegando que foi celebrado por meio virtual;
  4. verificação: o contrato eletrônico deve ser armazenado em um banco de dados para a possível verificação a qualquer momento.


Agora que você já sabe as características do contrato eletrônico, para entender melhor sobre esse assunto, leia o artigo: Quais São os Principais Tipos de Contratos Empresariais?

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Nepotismo — Conheça A Lei Sobre Esta Prática De Corrupção

O nepotismo consiste na nomeação de parentes de agentes públicos para cargos oficiais. Veja melhor…

19 horas ago

Parceria Empresarial — Saiba como criar!

Você sabe o que é parceria empresarial? Esse modelo de contrato pode ser muito vantajoso…

2 dias ago

Meia Entrada — Como Funciona A Lei E Quem Tem Direito

A legislação brasileira garante que determinados grupos sociais paguem metade do valor na compra de…

6 dias ago

Diário Oficial Da União — O Que Todo Advogado Precisa Saber

O Diário Oficial da União (DOU) é uma das publicações oficiais no âmbito federal. Enquanto …

6 dias ago

Contrato Eletrônico — Entenda Quais São Os Padrões

O contrato eletrônico é um tipo de documento feito para negócios jurídicos, cuja as vontades…

1 semana ago

Leis Publicadas No Diário Oficial Da União — Como Consultar?

Por ser um veículo de comunicação destinado a publicações de interesse público e de extrema…

2 semanas ago