Matérias

Conheça Serviços Contábeis Que Todo Escritório Deveria Oferecer

A contabilidade desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa, já que a gestão financeira é de suma importância para que a organização prospere de maneira sustentável.

Um escritório que oferece serviços contábeis deve garantir que seus clientes estejam em dia com as obrigações fiscais e, ainda, entregar o máximo de informações possíveis ao cliente para que ele tenha plena noção do cenário em que se encontra e consiga tomar decisões informadas e eficientes.

Para atrair e conquistar os clientes, no entanto, é preciso oferecer diferenciais que permitam se destacar no mercado e elevar o valor dos serviços. 

Conheça algumas soluções em serviços contábeis

Confira essa lista de cinco serviços contábeis que podem ser um diferencial para seu escritório:

1. Contabilidade para pessoas físicas

É extremamente recomendado que as contas de pessoa física e pessoa jurídica sejam sempre separadas. No entanto, é fato que muitas vezes ambas estão sob o controle de uma mesma pessoa, especialmente em casos de pequenas empresas. 

Por isso, seu escritório pode se destacar ao oferecer serviços personalizados também aos empresários, como pessoas físicas. Dessa forma, o cliente tem a comodidade de centralizar todas as suas necessidades contábeis em um mesmo lugar. 

Não espere apenas a época de envio da declaração do Imposto de Renda para oferecer esse tipo de serviço! Analise as principais queixas e dificuldades do seu cliente e se mostre disponível.

2. Consultoria financeira empresarial

A consultoria financeira é um diferencial que vai além dos serviços contábeis tradicionais. Por meio dela, o escritório não apenas faz a parte burocrática, de organização e contabilização, mas também auxilia a organização na análise dos dados e no seu planejamento estratégico. 

Esse trabalho envolve, entre outras coisas:

  • projeção de fluxo de caixa;
  • gestão de custos e despesas;
  • identificação de fontes de financiamento;
  • análise da viabilidade de projetos.

Dessa forma, você se envolve ainda mais com a empresa do cliente e, se obtém bons resultados, se torna o braço direito do empresário. 

3. Alterações contratuais

As empresas estão em constante mudança. Dependendo da alteração, ela deve ser realizada também no contrato social. Se você ainda não oferece esse serviço, está deixando de ganhar mais honorários.

Muitos contadores preferem não atender seus clientes em alterações contratuais. Mas mudanças básicas podem ser realizadas até mesmo sem a ajuda de um advogado. Entre elas:

  • razão social;
  • nome fantasia;
  • sócios;
  • capital social;
  • objeto social;
  • endereço empresarial.

Além de alterar o contrato social, você pode fazer toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos demais órgãos competentes quando necessário. Essas mudanças podem ter valores fixos ou podem ser cobradas de acordo com a necessidade dos seus clientes.

4. Gestão de risco e compliance

Toda empresa que deseja garantir sua plena conformidade com as regulamentações e leis aplicáveis deve contar com um bom serviço de gestão de risco.

Nesse caso, o escritório de contabilidade tem a responsabilidade de identificar, avaliar e gerenciar quaisquer riscos que podem afetar a organização, especialmente fiscais, e oferecer orientações sobre a implementação de controles internos e procedimentos que visam assegurar a transparência dos processos e a integridade.

5. Auditoria financeira interna e externa

A auditoria contábil é um dos serviços contábeis diferenciais que tem o objetivo de entregar uma avaliação independente e imparcial dos processos financeiros de uma empresa.

No caso da auditoria interna, que é realizada pela equipe do escritório, o objetivo é examinar e avaliar a eficácia dos controles próprios da organização, identificar riscos e sugerir melhorias nos procedimentos financeiros. 

Já a auditoria externa é conduzida por um auditor independente e sua finalidade é emitir uma opinião sobre as demonstrações financeiras da instituição.

Ambos os serviços são muito importantes para garantir a transparência e a conformidade da organização com as normas e regulamentações.

Se interessou pelo assunto? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como preparar a empresa para uma auditoria financeira!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago