Matérias

4 Desafios da Advocacia Empresarial Para 2021

O advogado empresarial trabalha para manter a harmonia entre todos os participantes de uma corporação, como por exemplo, funcionários, consumidores, gestores, concorrência e entre outros aspectos. Além disso, os serviços da advocacia empresarial garantem que a atuação da empresa esteja relacionada ao sistema vigente, evitando que ela atue com inconformidades diante das leis vigentes.


Em 2021 esse profissional precisará enfrentar algumas transformações. Ficou curioso? Neste artigo você saberá:

  • a função de um advogado empresarial;
  • desafios da advocacia empresarial em 2021.

A função de um advogado empresarial


A principal função do advogado empresarial é cuidar e pensar em estratégias jurídicas e comerciais alinhadas à necessidade da empresa. Além de adequar a atuação empresarial à legislação vigente, pensando sempre em estratégias que possam proporcionar boas oportunidades no ambiente empresarial.

Resumidamente, esse profissional atua defendendo causas de seu contratante, baseando-se no conjunto de leis do Código Civil Brasileiro. É essencial que o advogado empresarial esteja atualizado com as áreas do Direito Civil, Trabalhista, Tributário e Administrativo.

Desafios advocacia empresarial em 2021

Assim como 2020, o ano de 2021 promete ser complexo e cheio de mudanças, ajudando na construção de um novo cenário político e econômico do país. Sem dúvidas, é essencial que o profissional, independentemente da área, esteja alinhado com mudanças legislativas e diferentes panoramas econômicos.


Nesse sentido de transformações, separamos alguns aspectos para os profissionais da advocacia empresarial ficarem atentos:



1.Cenário econômico


Como foi dito, 2021 será um ano de muitas transformações, principalmente devido à pandemia do coronavírus. Portanto, é esperado que um bom advogado empresarial esteja preparado e engajado com possíveis mudanças ocorridas. Principalmente pensando nos aspectos que envolvem fatores empresariais.


Muitas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade digital, impactando diretamente em contratos e demais processos trabalhistas. Devido às consequências econômicas da pandemia, mais ligítios chegarão aos tribunais, ou seja, cada vez mais ocorrerão fusões entre empresas. Por isso, o advogado empresarial deve estar muito atento às mudanças e deverá ser ainda mais valorizado.


2.Cenário político


Além do fator econômico, a política nacional — que já anda bastante movimentada — também sofrerá mudanças que devem ser acompanhadas pelos profissionais da área jurídica.

Desconsiderando as eleições em 2022, o advogado deverá estar preparado para acompanhar as mudanças de cenário e saber como atuar para conseguir bons resultados para o cliente, independentemente de fatores políticos e burocráticos.


3. Adaptação à tecnologia


Outro desafio da advocacia empresarial será a adaptação à tecnologia jurídica, algo potencializado pela pandemia e também pela necessidade econômica. Por isso, a utilização de softwares jurídicos, por exemplo, e outras tecnologias deverão fazer parte da rotina diária dos advogados em 2021.


4. Alterações na legislação



Para sobreviver à crise econômica, as reformas administrativa, política e tributária não poderiam deixar de acontecer. Por isso temas como os citados abaixo devem estar presentes no dia a dia dos advogados:

  • reforma tributária;
  • reforma administrativa;
  • independência do Banco Central;
  • modernização do setor elétrico.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para continuar acompanhando mais conteúdos no portal do e-Diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago