Matérias

Sua Contabilidade Comercial Está Errada! Descubra o Porquê

A contabilidade comercial é um setor extremamente importante para as empresas, uma vez que ela é responsabilidade por registrar todas as movimentações financeiras — entradas e saídas — e a situação econômica naquele determinado período — lucros e prejuízos. Mesmo assim, há muitos empreendedores que estão insistindo em alguns erros que podem prejudicar todo o processo de análise do negócio.

Você acha que está cometendo alguns erros contábeis? Então veja só os principais equívocos que podem ser cometidos e como resolver esse problema com as dicas que o portal e-Diário Oficial selecionou para você!

1. Não salvar comprovantes prejudica a contabilidade comercial

Mesmo que você anote em algum lugar os valores de entrada ou saída, é essencial contar com comprovantes dessas transações. Isso porque estas informações que você anotou podem se perder, sendo necessário resgatar novamente os dados para elaborar os relatórios como o DRE.

Além disso, os comprovantes, como sugere o nome, são uma forma de provar que determinada transação realmente aconteceu. Caso precise, sempre poderá usá-los a seu favor.

2. Não usar softwares que facilitam a elaboração de relatórios

A era digital chegou para ficar e a sua melhor escolha é utilizar os adventos tecnológicos para te ajudar no dia a dia. Quando se trata da contabilidade comercial, é imprescindível o uso de softwares que facilitam a construção de relatórios, organizam as informações e fazem cálculos automáticos.

As planilhas, como as do Google ou Excel, são muito úteis para isso. Porém, se preferir, pode buscar ferramentas especializadas.

3. Acumular lançamentos

Um ponto de atenção que deve levar em conta é a frequência de lançamentos. O ideal é que não deixe acumular muitas transações de uma vez, pois além de tornar a tarefa mais cansativo, é possível que esqueça de algumas delas — o que irá gerar um saldo que não é real, no final.

Defina uma periodicidade que condiga com o volume de lançamentos que costuma ter: se forem muitos, uma vez por dia; poucos, uma vez por semana.

4. Não contabilizar todas as transações financeiras

Mesmo que se tratem de lançamentos com valores mínimos, é preciso que você faça a sua contabilização — tanto para entradas como para saídas.

Isso porque, quando acumulados todas essas quantias mínimas, pode haver um resultado bastante significativo que resulte em problemas contábeis.

Gostou de conhecer os principais erros da contabilidade financeira e como agira para que não aconteçam? Então continue navegando pelo portal e-Diário Oficial e leia mais artigos como este!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago