A gestão contábil de uma empresa é essencial para que ela seja viável, já que sem um gerenciamento financeiro não tem como uma organização ir para frente. Nesse sentido, diversas ferramentas e documentos são utilizados para que o controle das finanças da empresa seja bem feito, e um deles é o razonete.
Leia esse artigo para entender o que é o razonete na contabilidade e como fazer esse documento.
O razonete é uma ferramenta da contabilidade financeira, usada para registrar e facilitar o acompanhamento das transações monetárias de uma empresa de forma clara.
Nesse documento, deve-se registrar todas as movimentações de uma conta específica, cada transação sendo anotada em uma linha separada e incluindo informações como data, descrição e valor.
Os débitos devem ser separados dos créditos, para que se saiba exatamente o dinheiro que está entrando e os valores que estão saindo.
Embora sejam documentos distintos, o razonete e o balanço contábil costumam ser frequentemente confundidos. Eles servem, no entanto, para diferentes propósitos.
Enquanto o razonete é usado para acompanhar o movimento das contas ao longo do tempo, registrando créditos e débitos em colunas separadas, o balanço é um documento que visa apresentar a situação financeira da empresa em um determinado momento.
Ou seja, enquanto o razonete é atualizado com frequência, o balanço patrimonial é feito em períodos específicos e visa fornecer uma visão real da situação da empresa no período analisado.
Fazer um razonete é um processo relativamente simples! Confira o passo a passo:
Em uma folha de papel ou documento em branco no computador, faça uma tabela com duas colunas. Uma será direcionada aos débitos e a outra, aos créditos.
Acima da tabela, especifique a conta que será registrada e acompanhada no documento.
A partir de então, basta começar a registrar as transações ocorridas nas categorias corretas, sejam débitos ou créditos da conta.
O ideal é que, após cada transação registrada, o saldo seja calculado novamente para que se saiba se o valor está positivo ou negativo. É muito importante manter o documento atualizado para que ele reflita a real situação da conta. Só assim a precisão das informações financeiras é garantida.
Se interessou pelo assunto? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como lançar empréstimo na contabilidade, uma questão que pode deixar muitos contadores em dúvida.
Será que aposentado pode abrir empresa? São muitos os brasileiros que têm essa dúvida. Leia…
Em nossa sociedade, existem diferentes formas de organização que visam alcançar objetivos específicos. Associações e…
Neste conteúdo, você vai entender o que é a aposentadoria especial e vai conhecer os…
Se você pretende automatizar os processos contábeis do seu negócio, é ideal contar com ferramentas…
Entenda o conceito, os métodos mais utilizados para calcular a depreciação, e como ter uma…
Entenda qual é o tempo para publicar no Diário Oficial, as variáveis que podem influenciar…