Matérias

Quais os Deveres e Direitos do Estagiário?

De acordo com a Lei nº11788, devem ser assegurados novos e deveres direitos do estagiário a serem cumpridos pelas partes acordadas em contrato. Esta entrou em vigor em substituição a antiga lei de 1977, nº6494. Quer saber quais são os termos principais? Confira neste artigo!

Saiba os deveres e direitos do estagiário

A lei diz que estágio se designa por “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”, os quais devem ser alunos da Educação Superior, Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Especial e no caso de modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos, devem estar matriculados nos últimos anos do Ensino Fundamental.

Veja só mais detalhes sobre os deveres e direitos do estagiário:

Qual a duração do contrato de estágio?

O contrato não poderá exceder o prazo máximo de dois anos no mesmo contratante, a menos que o estudante seja portador de alguma deficiência. Neste caso, poderá renovar o contrato por mais tempo.

Qual a carga horária de um estagiário?

A carga horária deve respeitar o limite de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais, sempre respeitando as atividades escolares em termos de compatibilidade de horário. Contudo, existe a exceção da jornada de oito horas diárias e 40 semanais, quando o respectivo curso alternar teoria e prática, e caso não haja aulas presenciais no horário de trabalho.

O estagiário deve ser registrado em carteira?

Não existe a obrigatoriedade em ter o estágio como registro na CTPS — Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS. Isso porque o estágio tem sua própria legislação, não caracterizado necessariamente como um emprego comum.

Estagiário pode tirar férias?

Conforme estabelecido no Termo de Compromisso, a cada doze meses o estagiário deverá ter um recesso de 30 dias, sejam contínuos ou fracionados. Este deve ser preferencialmente durante o período de férias escolares e de forma proporcional em contratos com duração inferior a 12 meses. No caso de bolsistas, o recesso deve ser remunerado.

Quais são os deveres do estagiário? 

Além de apresentar, a cada seis meses, um relatório das atividades executadas no estágio à instituição de ensino, o estagiário deverá cumprir os horários e atividades estabelecidas em contrato.

O que acontece com uma eventual falta do estagiário?

Caso sejam justificadas, as ausências eventuais poderão ser objeto de entendimento entre as partes, contudo, são passíveis de desconto na remuneração. Ausências constantes, no entanto, poderão gerar a iniciativa da parte concedente para a rescisão antecipada do contrato.

Gostou de saber mais sobre os deveres e direitos do estagiário? Continue navegando pelos artigos do E-diário e esteja sempre bem informado!

 
Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago