Categories: Matérias

Descubra O Que Um Analista Fiscal Faz

A contabilidade é uma área com diversas vertentes a serem exploradas. E todas são de suma importância para empresas que querem evitar multas fiscais. O profissional que se encarrega de cuidar da área é o analista fiscal. Neste artigo, você vai entender melhor o que um analista fiscal faz!


A importância de um analista fiscal 


Antes de saber o que um analista fiscal faz, é interessante entender a importância desse profissional para empresas. Ele é um braço fundamental para a área contábil de uma empresa, por possuir conhecimentos relativos a tributos, fisco e para monitorar atividades fiscais.


Esse profissional se faz muito mais importante para empresas brasileiras que precisam lidar com tributos diversos e uma legislação  consideravelmente complexa, em constante atualização.


As principais funções que um analista fiscal faz


No dia a dia, um analista fiscal é responsáveis pela contabilização de folhas de pagamentos e também checagem de lançamentos fiscais. Mas não é só isso, veja só:


1. Análise


Assim como o próprio nome da profissão sugere o que um analista fiscal faz, a análise é parte fundamental. Dentre os tipos de análise estão do balancete fiscal, processos de contabilização, entradas e saídas financeiras e seus documentos, assim como acompanhamento da legislação tributária.


2. Auditorias


As auditorias e fiscalizações são frequentes em empresas de médio e grande porte. Nesses casos, o analista fiscal é o responsável para responder dúvidas das empresas ou órgãos oficiais que estão realizando a auditoria. A apresentação de relatórios que comprovam que a empresa está atuando dentro das legalidades também faz parte desse processo.

3. Suporte aos setores administrativo e financeiro


Acompanhar processos também é o que um analista fiscal faz em uma empresa, em conjunto à administração judicial. Além disso, trabalhar em conjunto a times financeiros de uma instituição é também é sua função como profissional. Em alguns casos, ele também ficará encarregado de acompanhar o departamento jurídico.

Por fim, um analista fiscal deve ter uma visão ampliada, de modo que mantenha o controle das áreas de compliance das empresas. Afinal, é justamente devido a essa proatividade que certificar-se de que toda a área tributária da empresa está bem coordenada.


Agora que você já sabe o que um analista fiscal faz, continue acompanhando o portal E-Diário para mais conteúdos do mundo jurídico, tributário, administrativo e legislativo!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Entenda Qual o Objeto de Estudo da Contabilidade e a Importância de Organizações Investirem na Área

Você sabe responder qual o objeto de estudo da contabilidade? Essa ciência contábil é de…

1 mês ago

O Que São Sanções Administrativas? Conheça Os Tipos

Você sabe o que acontece quando um contrato de Administração Pública não é respeitado? O…

1 mês ago

Livro Ata: Como Redigir E Fazer Termos De Abertura E Encerramento?

Ter um livro ata é fundamental para acompanhar e fiscalizar todas as decisões que foram…

1 mês ago

Entenda Como Utilizar o Sistema ERP para Pequenas Empresas

O sistema ERP para empresas pequenas auxilia na organização dos processos estruturais dentro do negócio.…

1 mês ago

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre A Lei Da Contabilidade

Conhece a Lei da Contabilidade? Se a resposta for negativa, leia o artigo do E-Diário…

1 mês ago

O Que é DRE na Contabilidade?

Se você é ou quer ser um bom contador, precisa saber tudo sobre a DRE…

1 mês ago