Categories: Matérias

Descubra O Que Um Analista Fiscal Faz

A contabilidade é uma área com diversas vertentes a serem exploradas. E todas são de suma importância para empresas que querem evitar multas fiscais. O profissional que se encarrega de cuidar da área é o analista fiscal. Neste artigo, você vai entender melhor o que um analista fiscal faz!


A importância de um analista fiscal 


Antes de saber o que um analista fiscal faz, é interessante entender a importância desse profissional para empresas. Ele é um braço fundamental para a área contábil de uma empresa, por possuir conhecimentos relativos a tributos, fisco e para monitorar atividades fiscais.


Esse profissional se faz muito mais importante para empresas brasileiras que precisam lidar com tributos diversos e uma legislação  consideravelmente complexa, em constante atualização.


As principais funções que um analista fiscal faz


No dia a dia, um analista fiscal é responsáveis pela contabilização de folhas de pagamentos e também checagem de lançamentos fiscais. Mas não é só isso, veja só:


1. Análise


Assim como o próprio nome da profissão sugere o que um analista fiscal faz, a análise é parte fundamental. Dentre os tipos de análise estão do balancete fiscal, processos de contabilização, entradas e saídas financeiras e seus documentos, assim como acompanhamento da legislação tributária.


2. Auditorias


As auditorias e fiscalizações são frequentes em empresas de médio e grande porte. Nesses casos, o analista fiscal é o responsável para responder dúvidas das empresas ou órgãos oficiais que estão realizando a auditoria. A apresentação de relatórios que comprovam que a empresa está atuando dentro das legalidades também faz parte desse processo.

3. Suporte aos setores administrativo e financeiro


Acompanhar processos também é o que um analista fiscal faz em uma empresa, em conjunto à administração judicial. Além disso, trabalhar em conjunto a times financeiros de uma instituição é também é sua função como profissional. Em alguns casos, ele também ficará encarregado de acompanhar o departamento jurídico.

Por fim, um analista fiscal deve ter uma visão ampliada, de modo que mantenha o controle das áreas de compliance das empresas. Afinal, é justamente devido a essa proatividade que certificar-se de que toda a área tributária da empresa está bem coordenada.


Agora que você já sabe o que um analista fiscal faz, continue acompanhando o portal E-Diário para mais conteúdos do mundo jurídico, tributário, administrativo e legislativo!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Lei Da Primeira Infância — O Que É O Marco Legal E Como Funciona?

Você conhece a Lei da Primeira Infância? Ela reconhece e valoriza as crianças logo na…

3 dias ago

Consultas No Diário Oficial — Lista Dos Tipos De Documentações E Consultas No Diário Oficial

Está precisando realizar consultas no Diário Oficial? Neste artigo, você vai saber quais tipos de…

1 semana ago

O Que Faz Um Vereador? — Quanto Ganha E Como Se Candidatar Ao Cargo

Seja época de eleição ou não, é importante saber o que cada político tem como…

1 semana ago

O Que É Licitação RDC?

Entenda como funciona o RDC, uma modalidade de licitação que preza pela agilidade das negociações…

2 semanas ago

Como Consultar Lauda no Diário Oficial

Quem estudou na rede estadual e, por algum motivo precisa do comprovante de conclusão de…

2 semanas ago

O Que É Sped Contábil?

Veja neste artigo o que é Sped Contábil e porque ele facilita a vida de…

3 semanas ago