Matérias

Descubra O Que Um Analista Fiscal Faz

A contabilidade é uma área com diversas vertentes a serem exploradas. E todas são de suma importância para empresas que querem evitar multas fiscais. O profissional que se encarrega de cuidar da área é o analista fiscal. Neste artigo, você vai entender melhor o que um analista fiscal faz!


A importância de um analista fiscal 


Antes de saber o que um analista fiscal faz, é interessante entender a importância desse profissional para empresas. Ele é um braço fundamental para a área contábil de uma empresa, por possuir conhecimentos relativos a tributos, fisco e para monitorar atividades fiscais.


Esse profissional se faz muito mais importante para empresas brasileiras que precisam lidar com tributos diversos e uma legislação  consideravelmente complexa, em constante atualização.


As principais funções que um analista fiscal faz


No dia a dia, um analista fiscal é responsáveis pela contabilização de folhas de pagamentos e também checagem de lançamentos fiscais. Mas não é só isso, veja só:


1. Análise


Assim como o próprio nome da profissão sugere o que um analista fiscal faz, a análise é parte fundamental. Dentre os tipos de análise estão do balancete fiscal, processos de contabilização, entradas e saídas financeiras e seus documentos, assim como acompanhamento da legislação tributária.


2. Auditorias


As auditorias e fiscalizações são frequentes em empresas de médio e grande porte. Nesses casos, o analista fiscal é o responsável para responder dúvidas das empresas ou órgãos oficiais que estão realizando a auditoria. A apresentação de relatórios que comprovam que a empresa está atuando dentro das legalidades também faz parte desse processo.

3. Suporte aos setores administrativo e financeiro


Acompanhar processos também é o que um analista fiscal faz em uma empresa, em conjunto à administração judicial. Além disso, trabalhar em conjunto a times financeiros de uma instituição é também é sua função como profissional. Em alguns casos, ele também ficará encarregado de acompanhar o departamento jurídico.

Por fim, um analista fiscal deve ter uma visão ampliada, de modo que mantenha o controle das áreas de compliance das empresas. Afinal, é justamente devido a essa proatividade que certificar-se de que toda a área tributária da empresa está bem coordenada.


Agora que você já sabe o que um analista fiscal faz, continue acompanhando o portal E-Diário para mais conteúdos do mundo jurídico, tributário, administrativo e legislativo!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago