Você já ouviu falar em royalties? Esse termo tem chamado atenção dos empresários e interessados em franquias. Quer saber o que são royalties e para que servem? Acompanhe o artigo abaixo:

Afinal, o que são royalties?

O termo tem origem no idioma inglês e significa “privilégios ou regalias”, porém o seu uso se dá no campo das finanças e economia. É nessas circunstâncias que adquire o sentido de “valor pago”.

Esse valor é a taxa ou porcentagem sobre um produto pertencente a terceiros. Royalties podem ser adquiridos, vendidos ou cobrados, dependendo de qual transação financeira se realiza.

De forma mais simples, quando uma marca ou produto é utilizado por outros, deve-se pagar um valor para o idealizador de origem. Esse esquema funciona bem para a manutenção das franquias comerciais , por exemplo. Em que um empresário decide abrir uma loja franqueada e reproduzir a identidade, produtos e segmento da matriz. Logo, o que são royalties? Nada mais do que a porcentagem paga pelo uso de propriedade de terceiros.

 

Exemplos de royalties

 

Listamos algumas situações em que esses recursos são popularmente utilizados, para te ajudara compreender melhor, acompanhe:

 

Royalties do petróleo e pré-sal

Ao assistir aos jornais televisivos e ler as notícias, é comum se deparar com matérias sobre o uso de royalties na indústria petrolífera. Já que no Brasil, o governo detém o poder sobre a extração do mineral no país, as empresas privadas que desejam embarcar nas negociações, pagam para extrair petróleo das terras brasileiras.

 

Royalties em direitos autorais

Outro cenário muito comum onde esse termo é empregado, é no reconhecimento dos direitos autorais de músicas , filmes, livros e produtos literários e científicos. Ao utilizar parte daquela obra ou reproduzi-la com intenção comercial, é preciso destinar fundos ao criador original. O que não acontece, por exemplo, nos casos de pirataria, onde as políticas de royalties são burladas ilegalmente.

 

Formas de arrecadação

Os valores são recolhidos de diversas maneiras. Podem se basear na quantidade de produtos vendidas, em um fixo mensal etc. Tudo depende de como as negociações são feitas e do segmento pretendido.

Agora que você já sabe o que são royalties, que tal entender mais sobre como funciona a Lei dos direitos autorais?

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

2 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago