Matérias

O Que é Patrimônio Público? Tudo o Que Você Precisa Saber

Você já parou para pensar sobre o que é Patrimônio Público? Trata-se, basicamente, da totalidade de bens, direitos e valores pertencentes aos cidadãos daquele espaço que possuam uma carga histórica, econômica ou mesmo sentimental para os moradores.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse artigo completo e tire todas as suas dúvidas!

O que é Patrimônio Público?

Para entender o que é Patrimônio Público é preciso ter em mente que ele é uma espécie de agrupamento de bens, direitos e valores estéticos, econômicos, éticos, históricos, turísticos e até mesmo artísticos que pertencem à população.

Ou seja, tudo o que for Patrimônio Público está à disposição da coletividade. 

Quais são os tipos de bem público

O Código Civil de 2002 divide os bens públicos, segundo à sua destinação, em três categorias: bens de uso comum do povo ou de domínio público, bens de uso especial ou do patrimônio administrativo indisponível e bens dominicais ou do patrimônio disponível.

  • bens de uso comum do povo ou de domínio público: são os bens que se destinam à utilização geral pela coletividade (como por exemplo, ruas e estradas).
  • bens de uso especial ou do patrimônio administrativo indisponível: são aqueles bens que destinam-se à execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como por exemplo, um prédio onde esteja instalado um hospital público ou uma escola pública).
  • bens dominicais ou do patrimônio disponível: são aqueles que, apesar de constituírem o patrimônio público, não possuem uma destinação pública determinada ou um fim administrativo específico (por exemplo, prédios públicos desativados).

Dano ao patrimônio público é crime

É importante saber que, de acordo com a lei, quaisquer atos de vandalismo contra bens públicos e de uso coletivo configura-se como um crime contra Patrimônio Público, de acordo com o artigo 163 do Código Penal, onde a pessoa que praticar a ação pode ser presa ao ser pega em flagrante. 

Em geral, há a possibilidade de pagar uma fiança equivalente ao valor de seis salários-mínimos ou assumir de um a três meses de detenção, em casos de danos simples.

Em situações de dano ao patrimônio público qualificado, a punição também é elevada, sendo de seis meses até três anos de detenção e multa.

Aliás, ao quebrar ou prejudicar, o meliante está, na verdade, prejudicando a si mesmo. Afinal de contas, o local também é dele, como cidadão, por direito.

Gostou de saber o que é Patrimônio Público? Lembre-se sempre de cuidar e zelar pelas áreas coletivas e sinta-se totalmente à vontade para denunciar caso veja alguém depredando determinado bem.

É primordial que a sociedade trabalhe em conjunto para mantermos todos os nossos direitos intactos e, claro, para que consigamos continuar desfrutando ambientes agradáveis e coletivos. 

Continue acompanhando as matérias do E-Diário e confira mais conteúdos sobre todos os seus direitos, deveres e informações úteis para otimizar o seu dia a dia.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago