Categories: Matérias

O Que é Exercício Social na Contabilidade?

Aqueles que são responsáveis pela organização do setor financeiro de uma empresa no Brasil precisa saber o que é exercício social na contabilidade. Afinal, trata-se de uma essencialidade para poder apresentar os dados das finanças do negócio em questão.

Quer entender melhor como funciona este conceito tão simples, mas tão importante no mundo contábil? Então continue lendo este artigo que o portal e-Diário Oficial selecionou para te ajudar!

Afinal, o que é exercício social na contabilidade?

Saber o que é exercício social na contabilidade é bastante fácil. Ao organizar os dados financeiros de uma empresa, é preciso trabalhar com períodos bem definidos que possam demonstrar qual a situação monetária do negócio nesse espaço de tempo.

A legislação brasileira define que o demonstrativo contábil precisa ser feito utilizando as informações de um ano inteiro, o que é chamado, justamente, de exercício social. Este termo, inclusive, aparece na Lei 6.404/1976, que diz que:

Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

Quando deve ser empregado o exercício social?

Agora que já entendeu o que é exercício social na contabilidade, é essencial compreender em qual situação ele se enquadra para poder realizar o seu demonstrativo financeiro da maneira correta. 

Em geral, ele é utilizado para fazer o balanço patrimonial da empresa, já que ele mostra toda a informação contábil, como vendas, lucro, gastos com contas, fornecedores, salários, entre outras coisas e ajuda a definir se o negócio se encontra no débito ou no crédito. 

Como você já viu no tópico anterior, o exercício social se trata de um demonstrativo de 12 meses. Entretanto, existem duas formas de definir esse período de tempo. Eles podem ser organizados da seguinte forma:

  • 12 meses do ano-calendário: o seu balanço patrimonial pode ser feito utilizando as datas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro;
  • outras data: você pode escolher diferentes formas de definir os seus 12 meses, como, por exemplo, desde que você criou a empresa até ela completar um ano.

É essencial cumprir a regra do um ano de período para que o relatório não tenha nenhum tipo de complicação jurídica ou fiscal. 

Gostou de saber o que é exercício social na contabilidade? Então continue lendo artigos aqui no portal e-Diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

1 dia ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

2 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

2 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

5 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

1 semana ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago