Matérias

O Que é BPO Financeiro e Como Ele Afeta o Trabalho do Contador?

Você já ouviu o termo BPO, que em inglês significa Business Process Outsourcing? Essa ferramenta é utilizada no setor de contabilidade consultiva e pode auxiliar o empreendedor em inúmeras questões, como o controle de gestão e o auxílio na tomada de decisões. Entenda no artigo abaixo o que é e como ela pode afetar o trabalho de um contador.

O que é BPO Financeiro?

O BPO Financeiro é um grande aliado dos donos de empresas nos dias de hoje. Ele funciona como uma ferramenta de terceirização para os processos de gestão financeira

Com isso, o empresário tem a possibilidade não só de ter o controle da sua gestão, mas também de, a partir de relatórios precisos, contar com o apoio de uma análise para melhor captação de dados e, consequentemente, para a tomada de decisões.

Além disso, a terceirização dos processos de gestão otimiza o tempo e o trabalho de outros colaboradores da empresa, uma vez que não terão que se preocupar com questões de controle financeiro. 

Entre as principais funcionalidades em usar o BPO Financeiro, estão:

  • conciliação bancária;
  • controle de pagamentos;
  • controle de recebimentos;
  • organização de documentos.

As vantagens para a empresa são muitas, com destaque para o aumento da segurança jurídica, aumento da eficiência e produtividade, dados mais rápidos e precisos e otimização de tempo. 

Como o BPO Financeiro pode afetar o trabalho do contador?

Com uma ferramenta tão eficiente e que minimiza até mesmo erros, o trabalho de um contador pode ser afetado. Afinal, o BPO Financeiro elimina a necessidade de um profissional contábil. 

O grande problema, na maioria das empresas, é ter informações atualizadas e orientação sobre a saúde de seu negócio, e o papel do contador é exatamente esse: auxiliar na gestão. Porém, com tantos clientes e documentações para serem feitos, de certa forma, o desempenho do trabalho deles pode ser negligenciado. 

Por isso, a alternativa de implementar o BPO é tão eficiente. Com ela, não é preciso do apoio de um contador e é possível obter informações efetivas sobre o funcionamento do negócio. 

Em contrapartida, existem muitos escritórios de contabilidade que já fazem o uso de ferramentas on-line para auxiliar nas análises de seus clientes. Dessa forma, eles eliminam as chances de retornar com informações atrasadas, minimizam erros e captam mais clientes. 

Gostou do artigo? Outros assuntos como esse você encontra na seção de matérias no e-Diário Oficial! Você já conhecia essa ferramenta? Deixe nos comentários! 

ediario

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago