Categories: Matérias

O Que é BPO Financeiro e Como Ele Afeta o Trabalho do Contador?

Você já ouviu o termo BPO, que em inglês significa Business Process Outsourcing? Essa ferramenta é utilizada no setor de contabilidade consultiva e pode auxiliar o empreendedor em inúmeras questões, como o controle de gestão e o auxílio na tomada de decisões. Entenda no artigo abaixo o que é e como ela pode afetar o trabalho de um contador.

O que é BPO Financeiro?

O BPO Financeiro é um grande aliado dos donos de empresas nos dias de hoje. Ele funciona como uma ferramenta de terceirização para os processos de gestão financeira

Com isso, o empresário tem a possibilidade não só de ter o controle da sua gestão, mas também de, a partir de relatórios precisos, contar com o apoio de uma análise para melhor captação de dados e, consequentemente, para a tomada de decisões.

Além disso, a terceirização dos processos de gestão otimiza o tempo e o trabalho de outros colaboradores da empresa, uma vez que não terão que se preocupar com questões de controle financeiro. 

Entre as principais funcionalidades em usar o BPO Financeiro, estão:

  • conciliação bancária;
  • controle de pagamentos;
  • controle de recebimentos;
  • organização de documentos.

As vantagens para a empresa são muitas, com destaque para o aumento da segurança jurídica, aumento da eficiência e produtividade, dados mais rápidos e precisos e otimização de tempo. 

Como o BPO Financeiro pode afetar o trabalho do contador?

Com uma ferramenta tão eficiente e que minimiza até mesmo erros, o trabalho de um contador pode ser afetado. Afinal, o BPO Financeiro elimina a necessidade de um profissional contábil. 

O grande problema, na maioria das empresas, é ter informações atualizadas e orientação sobre a saúde de seu negócio, e o papel do contador é exatamente esse: auxiliar na gestão. Porém, com tantos clientes e documentações para serem feitos, de certa forma, o desempenho do trabalho deles pode ser negligenciado. 

Por isso, a alternativa de implementar o BPO é tão eficiente. Com ela, não é preciso do apoio de um contador e é possível obter informações efetivas sobre o funcionamento do negócio. 

Em contrapartida, existem muitos escritórios de contabilidade que já fazem o uso de ferramentas on-line para auxiliar nas análises de seus clientes. Dessa forma, eles eliminam as chances de retornar com informações atrasadas, minimizam erros e captam mais clientes. 

Gostou do artigo? Outros assuntos como esse você encontra na seção de matérias no e-Diário Oficial! Você já conhecia essa ferramenta? Deixe nos comentários! 

ediario

Recent Posts

Aditivo De Contrato: O Que É E Como Fazê-lo Corretamente

Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…

7 dias ago

Veja 9 Motivos que Levam a Demissão por Justa Causa

A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…

7 dias ago

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…

7 dias ago

Doador de Sangue — Quem Pode Doar e Quais São os Seus Direitos?

De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…

1 semana ago

O Que é Patrimônio Público? Tudo o Que Você Precisa Saber

Você sabe o que é Patrimônio Público? Confira este artigo e saiba tudo o que…

1 semana ago

Código De Ética OAB — O Que É Ético Na Advocacia?

O Código de Ética OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) é um órgão que monitora…

2 semanas ago