Leilão Judicial e Extrajudicial — Entenda as Diferenças

Existe uma certa confusão quando falamos sobre leilão judicial e extrajudicial. Isso porque ambos são meios de adquirir a propriedade por meio da compra de bens móveis, imóveis ou semoventes. Tudo por valores mais acessíveis do que os normalmente praticados no mercado. Mas existem algumas diferenças entre os dois. Veja quais são elas no post a seguir e entenda melhor sobre leilão extrajudicial e judicial.

Entenda o que é Leilão Judicial

O leilão judicial é um processo de execução em que os bens do devedor são avaliados e levados à hasta pública (alienação forçada de bens penhorados realizada pelo poder público) para a venda de quem der o maior lance. Com base no dispositivo legal, o processo ocorre em pelo menos duas etapas.

O leilão judicial é também a maneira mais antiga de resolver um litígio: tirando de quem deve, satisfazendo quem tem crédito.  Só poderá comprar depois que formalidades processuais forem cumpridas, isso não inibe os riscos, porém, eles são minimizados quando ocorre uma análise preventiva.

O que é Leilão Extrajudicial?

O leilão extrajudicial não é realizado pela Justiça, nem sempre decorre de um processo judicial. Na maioria dos casos, as vendas são realizadas por instituições financeiras que foi conseguinte da inadimplência dos contratos dos consumidores.

Um dos benefícios do leilão extrajudicial  – dos bancos – é que com eles, é possível arrematar por um valor bem menor do que o de mercado e, dependendo do lance, ainda é possível financiar o lance. Além disso, o tempo marcado de resolução pode ser reduzido porque a compra e o direito de propriedade sobre o imóvel são processos rápidos. 

Outros tipos de leilões

Ao contrário do que muitos pensam, a concorrência pública e a venda direta não são exatamente outros tipos de leilões, mas sim, uma forma de comprar imóveis abaixo do valor do mercado, e para simplificar, são tratadas como categorias de leilão.

  • Leilão Privado: Comum especialmente no Brasil, o leilão privado ocorre quando alguém decide leiloar um imóvel por meio de sites especializados – a maioria deles é usado para vendas em geral – mas também é possível fazer compras e vendas por eles;
  • Leilão On-line: Com ele, define-se data e hora para o início dos lances, o maior vence. Se alguém der um lance nos últimos minutos, ele recebe um acréscimo de 4 minutos para que os interessados deem mais lances e o processo seja justo.

Quer publicar informações sobre leilões no Dou Diário Oficial da União, ou, no Doe – Diário Oficial do Estado? Cadastre-se agora mesmo no Diário Oficial!

ediario

View Comments

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago