Leis

Lei ambientais para empresas — Quais São as Principais?

A constituição do Brasil contém várias leis ambientais para empresas, com o objetivo de regular a exploração de recursos naturais e proteger a fauna e a flora nacional. Para evitar problemas judiciais, financeiros e comerciais, é preciso estar atento à legislação e cumprir cada uma das normas.

Neste artigo, vamos abordar quais são as ações ambientais obrigatórias para as empresas e as principais leis e resoluções de proteção ambiental que sua organização precisa seguir.

Quais são as 7 principais leis ambientais para empresas?

A constituição reúne sete leis ambientais que passaram por diversas atualizações ao longo dos anos. Há também duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre licenciamento ambiental e tratamento de efluentes que merecem atenção especial. Confira abaixo:

1. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente

A Lei Nº 6.938, também chamada de Política Nacional do Meio Ambiente, reúne uma lista de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, como extração de minerais, indústria de papel, indústria mecânica, metalúrgica e têxtil. 

As empresas que se encaixam nas categorias listadas são obrigadas a pagar uma Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e também estão sujeitas a pagar indenização caso haja degradação ao meio ambiente. O Ministério Público também pode propor ações de responsabilidade civil e criminal em situações de dano ambiental.

2. Lei dos Crimes Ambientais

A Lei Nº 9.605, popularmente conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, identifica os crimes contra a fauna e a flora, os de poluição e outros tipos de crimes ambientais. 

Para cada infração, há uma penalidade específica, que pode ser uma prestação de serviço à comunidade ou até uma reclusão de cinco anos, dependendo da gravidade do crime.

A lei deixa bem claro que não apenas as pessoas físicas são responsabilizadas pelos crimes ambientais, como também as pessoas jurídicas, quando a  infração é cometida por decisão de seu representante legal ou de seu órgão colegiado.

3. Lei do Parcelamento do Solo

A Lei Nº 6.766 define as regras do loteamento urbano e proíbe a construção de imóveis em áreas de preservação ecológica. Também é vedada a ocupação de áreas onde a poluição traz condições sanitárias insuportáveis – pelo menos até que essas condições sejam corrigidas. 

Por isso, sua empresa não pode adquirir nenhum território urbano que seja protegido ambientalmente ou esteja poluído.

4. Lei de Recursos Hídricos

Entre as leis ambientais para empresas, destaca-se a Lei de Recursos Hídricos, de Nº 9.433. Ela preconiza que “a água é um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico”. Em situações de escassez, a prioridade de uso é para o consumo humano e abastecimento de animais.

Por isso, as empresas que utilizam recursos hídricos para qualquer finalidade devem possuir uma outorga de direitos de uso, cedida pelo Poder Público. A destinação de recursos hídricos sem essa autorização legal implica em infração, punível com advertência, multa e embargo.

5. Código Florestal Brasileiro

A Lei Nº 12.651, conhecida como Código Florestal Brasileiro, visa a proteção da vegetação nativa. Ela regulamenta as áreas de preservação permanente (APPs) e as reservas legais, permitindo a exploração econômica das últimas, mediante manejo sustentável.

6. Lei dos Agrotóxicos

A Lei Nº 7.802 regulamenta a produção, comercialização, transporte e armazenamento de agrotóxicos. Todas as empresas que produzem, importam, exportam ou comercializam esses produtos devem ser registrados nos órgãos estaduais e municipais competentes. 

Além disso, a lei cria regras de rotulagem e propaganda de agrotóxicos e impõe medidas de segurança e proteção à saúde dos trabalhadores envolvidos.

7. Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305 é uma espécie de guia para implementação de um sistema de gestão de resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos trabalha com o ciclo de Logística Reversa, cujo objetivo é diminuir o percentual de resíduos sólidos descartados indevidamente.

Segundo a lei, as empresas que geram resíduos sólidos, fazem parte da área de construção civil e são responsáveis por atividades agrossilvopastoris devem implementar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, aprovado pelo órgão ambiental.

8. Licenciamento Ambiental (Resolução Conama 001/1986)

A Resolução Normativa Nº 001/86 da Conama, posteriormente atualizada pela Resolução CONAMA nº 237/97, foi a responsável por delimitar quais atividades requerem licenciamento ambiental e quais os critérios da avaliação de impacto ao meio ambiente. 

Complexos industriais e empresas de transporte, construção civil e energia elétrica, entre outras organizações, precisam obter licença ambiental para desempenharem suas funções dentro da legalidade.

9. Tratamento de efluentes (Resolução Conama 430/2011)

Outra resolução importante da Conama é a Nº 430/2011, que obriga as empresas a fazerem o tratamento de efluentes antes de lançarem nos corpos hídricos receptores, obedecendo uma série de padrões químicos e físicos.

Quais são as ações ambientais obrigatórias para as empresas?

Com base nas resoluções e leis ambientais para empresas que abordamos, podemos citar algumas ações ambientais obrigatórias para as empresas:

  • obter licença ambiental, se a atividade da empresa for potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente;
  • fazer o tratamento de efluentes antes do lançamento nos corpos hídricos receptores;
  • implementar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • cumprir as medidas de segurança e regras de comercialização de agrotóxicos;
  • não explorar áreas de preservação permanente e explorar reservas legais apenas com manejo sustentável;
  • se utilizar recursos hídricos, obter outorga de direitos de uso;
  • ocupar territórios urbanos com condições sanitárias adequadas e não ocupar áreas de preservação permanente;
  • não cometer nenhum crime ambiental contra a fauna, flora, de poluição e outros crimes citados na  Lei Nº 9.605;
  • pagar Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, se a atividade da empresa for potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.

Essas foram as principais leis ambientais para empresas e as ações recomendadas para preservar o meio ambiente e atender a legislação. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 

Se você precisa obter um licenciamento, confira os documentos necessários para tirar a licença ambiental.    

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

4 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago