Com o intuito de preservar a flora e fauna brasileira, as leis de proteção ambiental foram criadas para regular e definir regras em relação à exploração dos recursos naturais. Grandes empresas de diversos segmentos dependem desses recursos e utilizam a matéria-prima extraída da natureza.
Devido a disponibilidade limitada de recursos naturais, setores como o industrial e civil devem estar cientes dos limites de exploração. Para isso, foram estabelecidas as leis de proteção ambiental nacional. Confira este artigo na íntegra e conheça as principais.
A legislação ambiental brasileira apresenta diversas leis e já passou por inúmeras modificações e atualizações. Porém, ter o conhecimento de algumas é essencial para realizar práticas exploratórias legais, dentro do limite determinado, sem gerar problemas ambientais. Veja:
A lei nº 6.938 de 17/01/1981 define que poluir o meio ambiente a ponto de causar danos ambientais profundos é obrigado a realizar a indenização. O Ministério Público pode também propor medidas de responsabilidade civil, impondo o poluidor restaurar os prejuízos ambientais causados.
A lei que criminaliza as infrações ambientais, no caso do descumprimento dos limites exploratórios possíveis, é a nº 9605 de 12/02/1998 tem como objetivo punir pessoas jurídicas que causem danos que desrespeitam o meio ambiente.
Para o setor civil, a lei número 6.766 de 19/12/1979 define as regras quanto aos loteamentos urbanos e proíbe a construção em áreas de preservação ambiental.
Entre as leis de proteção ambiental está a número 9433 de 08/01/1997, a lei define os critérios para utilização dos recursos hídricos. Foi criada a Política Nacional de Recursos Hídricos junto ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos, portanto a água passou a ser definida como recurso natural limitado e passa a possuir valor econômico. A utilização e a preservação deve ser feita com responsabilidade social.
As primeiras leis que definiam o código brasileiro foram criadas em 1934, sendo atualizadas em 1965 e em 2012. Desde a primeira versão a legislação tem como objetivo estabelecer regras para o uso de recursos ambientais como, por exemplo, definir as áreas de preservação ambiental permanente, regiões autorizadas para exploração.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre algumas leis ambientais, aproveite para conferir mais conteúdos disponíveis no E-diário Oficial!
A publicidade jurídica é de extrema importância para ter transparência e clareza na divulgação de…
Você sabe o que é inventário judicial e extrajudicial? É uma lista de bens, direitos…
Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…
A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…
Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…
De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…