Categories: Leis

Decreto Libera Uber em São Paulo

Publicado no dia 11 de maio de 2016 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o decreto que libera o funcionamento do Uber e outras empresas de transportes individual semelhantes. Determinado pelo atual prefeito Fernando Haddad, o texto regula o serviço de carona solidária e o compartilhamento de veículo sem condutor no Município.

Regras para funcionamento

O Uber e outras empresas do segmento somente poderão transportar passageiros se estiverem devidamente cadastradas como Operadoras de Tecnologia de Transporte  Credenciadas – OTTCs.

Tratam-se de operadoras de tecnologia responsáveis pela intermediação entre motoristas prestadores de serviço e seus usuários por meio de plataforma eletrônica, pela organização da atividade e selecionar/cadastrar motoristas e veículo, além de disponibilizar meios eletrônicos para apagamento.

As OTTCs devem encaminhar os seguintes dados com a prefeitura: origem e destino da viagem, tempo de duração e trajeto, tempo de espera do usuário pela chegada do veículo, mapa do trajeto, preço, identificação do condutor, avaliação do serviço prestado e outras informações que possam ser solicitadas para controle e regulação de políticas públicas e mobilidade urbana.

Essas OTTCs devem estar devidamente autorizada e somente poderão rodar pela malha viária mediante créditos de quilômetros, cujo preço será aplicado de acordo com o impacto urbano e financeiro estabelecido pela atividade privada. Entre eles, estão: meio ambiente, fluidez do tráfego e gasto público relacionado à infraestrutura urbana.

Os veículos cadastrados deverão ser equipados com mecanismos eletrônicos que permitam a prefeitura consultar o consumo dos créditos.

Serviços aos usuários

Tanto o Uber, quanto outros semelhantes somente poderão transportar até quatro passageiros por vez. O Decreto dá total liberdade à OTTC em fixar a tarifa  cobrada aos usuários do serviço, desde que obedeça o valor máximo estabelecido pelo Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV).

Além disso, antes da viagem, devem ser disponibilizadas informações sobre o preço a ser cobrado e cálculo da estimativa do valor final.

Condições para cadastramento de motoristas

Os motoristas que prestam serviço às OTTCs devem estar dentro dos seguintes requisitos: possuir carteira profissional de habilitação com autorização para exercer a atividade remunerada, possuir Cadastro Municipal de Condutores de Táxi – CONDUTAX ou credencial similar regulado pela Prefeitura, ter formação específica oferecida pelas OTTCs ou por Centros de Treinamento autorizados pelo Poder Público.

Já os veículos devem estar no seguro que cubra acidentes de passageiros (APP) e Seguro Obrigatório – DPVAT, além de ser equipado com motorização de até cinco anos de tempo de fabricação.

Publique informações sobre as OTTCs em algum Diário Oficial utilizando os serviços do e-Diário Oficial.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago