Você já ouviu falar de crimes virtuais? Com o avanço da era digital, o número de pessoas conectadas é cada vez maior. Enquanto algumas acessam apenas para socializar, outras utilizam os serviços da internet para fazer compras, pagar contas entre outras opções. Com isso, muitos tiram proveito da situação e cometem graves crimes virtuais com os dados de muitos usuários.
Criar uma identidade falsa na internet é muito mais simples do que parece, principalmente com as redes sociais, onde a foto de muitas pessoas tem visibilidade pública. Um dos crimes virtuais mais comuns é roubo de identidade. Os criminosos de apoderam das informações de outras pessoas e fazem compras on-line e/ou transferências financeiras indevidas.
A troca de fotos e informações de crianças e adolescentes relacionadas ao abuso sexual também é um crime virtual que incita a pedofilia.
Na internet, todos estão suscetíveis a esse tipo de crime virtual. Com os perfis falsos, muitos são vítimas de calúnia e difamação. Muitas vezes, a informação chega a um número grande de usuários e a proporção é quase irreversível e prejudicam a reputação da vítima.
Um dos crimes virtuais mais graves (e comuns) são aqueles que incitam o preconceito e discriminação. Seja em fóruns, redes sociais, chats e outros, de forma negativa sobre religião, etnias, raça, etc.
Fazer ameaças a uma pessoa via e-mail ou posts, por exemplo, alegando que ela será vítima de algum mal também é um crime virtual bastante recorrente.
Revelar fotos, segredos ou quaisquer materiais confidencial também é um crime virtual. Muitas celebridades, inclusive, sofreram com esse ato e tiveram fotos e informações íntimas expostas na rede.
Apesar dos avanços tecnológicos, as transferências de informações sigilosas de uma empresa para a concorrente ainda é bastante comum. O que acontece, na maioria das vezes, é as informações serem vazadas de um funcionário interno, já que com um simples memory card, por exemplo, milhares de informações podem ser transferidas.
Todo e qualquer crime virtual possui leis que os representam. Por isso, em casos de vítimas destes crimes, o ideal é procurar por uma delegacia especializada em Crimes Eletrônicos. Se essa modalidade não existe em sua região, a denúncia também pode ser feita em qualquer outra Delegacia.
Para se proteger, utilize sempre senhas seguras, restrinja o compartilhamento de fotos e dados sigilosos, em casos de compras on-line, prefira os sites mais confiáveis que possuam sigilo das informações. Além disso, não clique em e-mails de remetentes desconhecidos. Muitas vezes, basta um clique para que o criminosos acesse todas as suas informações pessoais.
Essas informações foram úteis para você? Utilize os serviços do e-Diário para fazer publicações de artigos no Dou, o Diário Oficial da União e no Doe – Diário Oficial do Estado.
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…