Conteúdos de Dúvidas Frequentes

Copa do Mundo 2018: Afinal, Eu Posso ou não Faltar no Trabalho?

A copa do mundo 2018 é realizada a cada quatro anos e costuma parar o país para assistir os jogos do Brasil. Mas será que os funcionários podem faltar ou trabalhar meio período? Entenda mais aqui!

É feriado nos jogos da copa do mundo 2018?

A resposta é não. Na última edição da copa em 2014, o Brasil foi sede do evento. Logo, uma lei temporária estabeleceu como feriado todos os dias de jogos que a seleção participasse .

Porém, esse ano a competição ocorre na Rússia e não existe nenhuma legislação que decrete os dias das partidas como feriado nacional.

A minha empresa pode me dispensar durante os jogos?

É possível que algumas datas de jogos sejam ponto facultativo em vários estados, mas tudo dependerá da sua empresa. Alguns negócios ainda podem preferir trabalhar após o horário dos jogos da copa do mundo 2018.

Por ser algo muito tradicional na cultura brasileira, a maioria das empresas acaba escolhendo dispensar os funcionários ou trabalhar em meio período.

Eu preciso compensar as faltas nos dias de jogos?

Apenas se a sua empresa decidir que isso será preciso. Nesse caso você também poderá escolher entre faltar para assistir os jogos e compensar depois, ou , manter a sua carga horária normal nos dias da competição.

Alguns lugares ainda optam por pausar as atividades e assistir a competição no próprio ambiente de trabalho, como uma celebração integrativa.Pode ser uma boa forma de descontrair com os colegas sem perder os gols do Brasil caso a sua empresa não concordo com o ponto facultativo.

Como eu sei se minha empresa trabalhará na Copa?

Essa informação costuma ser divulgada pelo setor de relações humanas das organizações antes dos jogos da copa do mundo 2018. Todas essas medidas são tomadas para evitar problemas com a legislação sindical que representa os funcionários.

A melhor forma de saber se você pode faltar durante os jogos da copa do mundo 2018 é ficar atento aos enunciados da sua empresa. Caso você consiga faltar, serão ao menos três dias de jogos na primeira fase, em que dois serão em dias úteis.

Gostou de saber mais sobre as leis dos feriados? Aproveite e descubra se quarta-feira de cinzas é feriado até meio dia. Continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial para mais informações!

Conteúdo AG Mestre

View Comments

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago