Matérias

Como Funciona a Licitação Por Carta Convite?

A licitação por carta convite é mais um tipo de processo licitatório existente no Brasil. Ele tem algumas peculiaridades que vamos explicar melhor para você neste artigo. Confira!

O que é licitação por carta convite?

A licitação por carta convite é uma modalidade destinada à contratos de menor valor, sendo até R$ 330.000,00 para obras e serviços de engenharia e até R$ 176.000,00 para compras e serviços.

Segundo sua definição na Lei 8.666/1993, esse tipo de processo só pode ocorrer entre “interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não”. Isso significa que não é necessário se cadastrar antes no órgão, pois os participantes são escolhidos pela unidade administrativa responsável, que convida, no mínimo, três interessados. 

Eles recebem o convite e podem ser ou não cadastrados. É possível convidar mais que três, porém não é garantia que todos receberão a solicitação. 

Caso não haja três interessados, é possível justificar o motivo e convidar dois, segundo exceção da regra contida no art. 22, § 7º.

Como funciona esse modalidade de licitação?

Como seu próprio nome já sugere, a licitação por carta convite é realizada por meio de um convite feito aos interessados. Sendo assim, a convocação não é feita por um edital, como geralmente acontece em outros tipos de licitação, mas sim por uma “carta convite”.

Bom, você já viu que o tipo de convocação é diferente e que deve ter, no geral, pelo menos três convidados.

Além disso, caso hajam outros interessados em participar, é possível manifestar o interesse mesmo não sendo convidado. Isso deve ser feito em até 24 horas antes das propostas começarem (para cadastrados). 

Outro ponto importante é que, mesmo não sendo necessário a publicação em edital no Diário Oficial, é preciso publicar o comunicado da licitação em algum lugar apropriado, como um mural físico dentro do órgão público.

Viu só como é simples entender sobre o que é e como funciona a licitação por carta convite? Não se esqueça que essa modalidade só é permitida para contratos com valores menores!

Mantenha-se informado sobre estes e outros assuntos na área de notícias do E-Diário Oficial! Aproveite e leia também sobre as particularidades das modalidades de licitações

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago