Categories: Matérias

Como Funciona a Licitação Por Carta Convite?

A licitação por carta convite é mais um tipo de processo licitatório existente no Brasil. Ele tem algumas peculiaridades que vamos explicar melhor para você neste artigo. Confira!

O que é licitação por carta convite?

A licitação por carta convite é uma modalidade destinada à contratos de menor valor, sendo até R$ 330.000,00 para obras e serviços de engenharia e até R$ 176.000,00 para compras e serviços.

Segundo sua definição na Lei 8.666/1993, esse tipo de processo só pode ocorrer entre “interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não”. Isso significa que não é necessário se cadastrar antes no órgão, pois os participantes são escolhidos pela unidade administrativa responsável, que convida, no mínimo, três interessados. 

Eles recebem o convite e podem ser ou não cadastrados. É possível convidar mais que três, porém não é garantia que todos receberão a solicitação. 

Caso não haja três interessados, é possível justificar o motivo e convidar dois, segundo exceção da regra contida no art. 22, § 7º.

Como funciona esse modalidade de licitação?

Como seu próprio nome já sugere, a licitação por carta convite é realizada por meio de um convite feito aos interessados. Sendo assim, a convocação não é feita por um edital, como geralmente acontece em outros tipos de licitação, mas sim por uma “carta convite”.

Bom, você já viu que o tipo de convocação é diferente e que deve ter, no geral, pelo menos três convidados.

Além disso, caso hajam outros interessados em participar, é possível manifestar o interesse mesmo não sendo convidado. Isso deve ser feito em até 24 horas antes das propostas começarem (para cadastrados). 

Outro ponto importante é que, mesmo não sendo necessário a publicação em edital no Diário Oficial, é preciso publicar o comunicado da licitação em algum lugar apropriado, como um mural físico dentro do órgão público.

Viu só como é simples entender sobre o que é e como funciona a licitação por carta convite? Não se esqueça que essa modalidade só é permitida para contratos com valores menores!

Mantenha-se informado sobre estes e outros assuntos na área de notícias do E-Diário Oficial! Aproveite e leia também sobre as particularidades das modalidades de licitações

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…

5 horas ago

Doador de Sangue — Quem Pode Doar e Quais São os Seus Direitos?

De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…

21 horas ago

Código De Ética OAB — O Que É Ético Na Advocacia?

O Código de Ética OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) é um órgão que monitora…

7 dias ago

Principais Tendências Para O Profissional Da Área Contábil

Para se destacar na carreira e estar sempre à frente dos seus concorrentes, é de…

7 dias ago

PCD: Quem Tem Direito Às Isenções? Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abordados em 2019,…

2 semanas ago

Como Registrar Uma Marca E Garantir Os Direitos Do Seu Negócio

Saiba quais são os processos de como registrar uma marca e comece a ter os…

3 semanas ago