Matérias

Cartão Cidadão — Entenda O Que É e Para Que Serve

O cartão cidadão é um instrumento bastante útil para os brasileiros que estão cadastrados nos mais distintos serviços do Governo Federal. Emitido pela Caixa Econômica Federal, ele permite o acesso da população centralizado em um único lugar. 

Se você quer saber mais informações sobre o que é e para que serve, além de descobrir como adquirir o seu, continue lendo este artigo!

Para que serve o cartão cidadão?

Em primeiro lugar, é preciso entender que ele é quase como um documento do cidadão brasileiro. É através dele que é possível ter acesso a serviços como receber o Seguro Desemprego, saque do FGTS, PASEP ou PIS. Aliás, os benefícios provenientes de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo, poderão ser acessados por meio dele. 

Esse cartão magnético é intransferível, podendo ser utilizado apenas pelo titular e para as finalidades pré-estabelecidas. Sua principal finalidade é facilitar os processos internos do Governo Federal, de modo que é possível que mais de um serviço seja efetuado no mesmo cartão. 

Além disso, ele também apresenta algumas funcionalidades de um cartão de débito convencional. Desta forma, é possível usá-lo para verificar o saldo disponível e tirar alguns extratos.

Como obter um cartão cidadão?

Em geral, pode-se dizer que todos os brasileiros, desde que trabalhadores, podem obter um cartão cidadão. Qualquer um que já foi contratado por uma empresa em regime CLT terá, um dia, direito o de receber o FGTS, por exemplo. Desta forma, é provável que, em algum momento da vida, você precisará dele.

Ele é completamente gratuito e pode ser facilmente adquirido por meio de uma solicitação. O pedido do cartão cidadão pode ser feito presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou ligando ao número 0800-726-0207. Porém, se você já tiver algum outro cartão para acessar o benefício que você necessita, não será necessário adquiri-lo.

Antes mesmo de iniciar o processo, é necessário ter um cadastro ativo em pelo menos um dos principais órgãos que são atendidos por esse serviço: PIS/PASEP; Número de Inscrição Social (NIS); ou Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Caso você não esteja cadastrado, providencie isso antes de buscar o cartão cidadão.

De qualquer forma, os documentos que devem ser apresentados são:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço (água, gás, luz, telefone fixo).

Depois de aceito, o cartão cidadão chegará em um prazo de 15 dias em sua casa. Feita a sua ativação em uma agência da Caixa Econômica Federal, é possível começar a usá-lo.

Entendeu o que é o cartão cidadão? Então confira mais assuntos de interesse público no site do E-Diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago