Categories: Matérias

5 Técnicas de Organização no Trabalho para Você Aplicar HOJE

Quando se trata de produtividade e rendimento profissional, é essencial saber algumas técnicas de organização no trabalho. Afinal, muitas vezes, é possível que você não esteja sobrecarregado, mas sim falhando no gerenciamento de suas demandas. Fazer uma reestruturação das suas tarefas é essencial para tornar a sua rotina mais simples.

Se você quer saber como ser mais organizado em seu emprego, veja só algumas dicas que o portal e-Diário Oficial selecionou para você!

1. Comece a organização no trabalho pela categorização de tarefas

Antes de começar a agir é importante saber quais os tipos que atividade você irá realizar ao longo do período. O ideal é que você monte um planner com diferentes espaços de tempo:

  • mensal: coloque atividades gerais fixas. Por exemplo, se você sempre tem reunião às terças, não deixe de contabilizar esse esforço;
  • semanal: comece a detalhar um pouco mais o que será feito nesses 7 dias — marcar uma conversa com um cliente, resolver determinado trâmite, entre outras coisas;
  • diário: aqui, você pode colocar as atividades que irá fazer no dia. Às 10h, irá para a reunião. Às 11h começará a fazer um relatório, etc.

2. Preveja um esforço determinado para cada tarefa

Você não irá conseguir separar as suas demandas se não souber quanto tempo irá durar cada uma. Afinal, não adianta selecionar para determinados dias atividades que, somadas, resultariam em mais de 8 horas de trabalho. Isso só tornaria o seu cronograma atrasado e viraria uma bola de neve.

3. Deixe o espaço agradável

A organização no trabalho depende muito do ambiente onde você está. Evite deixar coisas jogadas pela mesa, pois isso pode atrapalhar de forma indireta a sua concentração. 

Ordene ao máximo possível o seu espaço. Deixe canetas dentro de um estojo ou de um suporte específico para isso e coloque papéis soltos dentro de pastas. Se tiver cadernos, alinhe-os um sobre o outro e, caso tenha disponível alguma gaveta, use-a para guardas objetos que não precisam ser usados a todo momento.

4. Não se distraia… 

Ter as redes sociais na palma das mãos é útil, mas quando se trata de trabalho, é melhor evitar ao máximo! O mesmo vale para muitas conversas paralelas ou execução de atividades extras.

5. … mas não deixe de descansar

A produtividade está diretamente ligada com o descanso. Em seu planejamento de organização no trabalho, não esqueça de contabilizar um tempo para parar um pouco e respirar.

Gostou de saber como ter organização no trabalho? Então leia mais artigos aqui no portal e-Diário!

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

1 dia ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

2 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

2 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

5 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

1 semana ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago