Atualidades

4 Dicas de Organização Pessoal para Controle das Finanças

Ter as finanças organizadas é essencial manter uma boa saúde financeira e poder viver com tranquilidade. Afinal, ninguém consegue ficar tranquilo quando as dívidas começam a aparecer e o dinheiro não dura até o fim do mês, não é mesmo? Infelizmente, esta é a realidade de muitas pessoas, tudo pelo simples fato de não conseguirem cuidar do próprio dinheiro.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer dicas de organização pessoal que vão mudar sua vida financeira? Então continue lendo este artigo!

Entenda como dicas de organização pessoal podem transformar sua vida financeira

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração antes de reestruturar suas finanças pessoais, é a organização dos seus gastos. Por isso, é possível visualizar possíveis custos desnecessários e que podem ser cortados, fazendo com que você poupe mais dinheiro. Sem dúvidas, uma pessoa desorganizada vai acabar gastando da mesma maneira.

1.Gaste menos que você ganha

A regra parece ser simples, porém muita gente esquece que um fator essencial é gastar menos que ganha. Neste ponto que a organização das finanças vai ajudar a guiar seus gastos e fazer com que eles somem menos do entra na conta bancária. Estabeleça prioridades, por exemplo, uma porcentagem referente aos gastos essenciais, outras necessidades pessoais e mais outro percentual que deve ser poupado.

Considere utilizar a regra do 50-35-15. Fica estabelecido:

  • 50% para gastos essenciais;
  • 35% para gastos pessoais;
  • 15% para poupar.

2.Monitore seus gastos frequentemente

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não mantêm o hábito de consultar o extrato bancário e acabam o fim do mês no cheque especial. Uma ótima dica de organização pessoal é manter sempre atualizados os valores gastos diariamente. Utilize planilhas ou um caderno, o importante é tomar nota.

3.Corte gastos desnecessários e poupe mais

Sabia que uma das vantagens de efetuar o controle mensal dos seus gastos ajuda na visualização de gastos desnecessários que podem ser facilmente cortados? Por exemplo, aquela assinatura de TV a Cabo com centenas de canais que você nunca assiste, assinaturas de revistas, cursos online e até aquele cafezinho diário podem ser facilmente cortados ou substituídos por versões melhores valores.

No caso do cafezinho, imagine que os R$ 2,50 gastos diariamente se transformam em 75,00 reais durante 30 dias. Imagine durante um ano? É um desperdício desnecessário, não acha?

4.Use a tecnologia em seu favor

Acha que as dicas de organização pessoal para suas finanças muito complexas e não sabe lidar com planilhas? Sem problemas! Atualmente existem inúmeros aplicativos que geram um quadro visual simples para você gerir seus gastos. Basta colocar os valores e pronto!

Gostou das nossas dicas de organização pessoal para suas finanças? Comente e compartilhe! Não esqueça de ficar sempre atento às novidades do E-diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago