Os direitos sindicais chegaram ao Brasil quando a industrialização deu os seus primeiros passos. Perceberam-se que, naquela época, os trabalhadores precisavam de proteção, por conta da falta de auxílio das leis e o registro das primeiras greves trabalhistas em 1888.
Mas, afinal, o que são esses direitos? É o que você descobrirá neste artigo!
No início, existia uma grande exploração aos trabalhadores, fazendo com que surgisse grupos para lutar contra o regime das greves trabalhistas.
A Constituição de Weimar, em 1919, foi a primeira a permitir expressamente a liberdade associativa dos trabalhadores.
Em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, ficou determinado que todo homem tem direito a ingressar num sindicato (art. XXIII, 4).
O Direito Sindical tem por característica a regulamentação das relações jurídicas entre colaboradores e empregadores. Ou seja, o intuito é criar normas e melhores condições de trabalho.
Com isso, desenvolveu-se o Direito Coletivo do Trabalho, com o apoio e reconhecimento das associações dos trabalhadores. A partir disso, causou um grande crescimento do movimento sindical e suas primeiras entidades, com o objetivo de proteger o interesse de todos.
Dessa forma, surgiram os direitos sindicais, sendo:
É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município, conforme diz a lei dos sindicatos.
Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Os conflitos entre empregados e empregadores são objeto de estudo do Direito Sindical, cabendo a este estudá-los e classificá-los.
Os sindicatos podem e devem representar os empregados em negociações, com já colocamos, bem como podem atuar como substituto processual em causas de interesse coletivo.
Uma das principais atividades sindicais, as convenções e acordos coletivos, a fim de estabelecer regras para reger a atividade laboral da categoria, estas convenções refletem nos contratos individuais de trabalho.
Percebeu a importância dos direitos sindicais? Continuem lendo os nossos artigos no portal E-diário Ofícial!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…