Matérias

Saiba por que o recibo de pagamento é tão importante

De maneira geral, o recibo de pagamento é um documento escrito que é entregue com a finalidade de registrar e certificar a alguém que o pagamento da compra realizada foi feito. Ele também é conhecido como comprovante de pagamento e normalmente é duplicado (uma via fica com o cliente e outra com o prestador de serviços), e dependendo de alguns casos em que for exigido, o recibo pode até ser triplicado.  

A partir de ações que gerem algum tipo de compra ou gasto, um recibo de pagamento é gerado. Uma informação muito importante a ser dita é que independente de ser comprador ou prestador de serviços, quem paga tem direito a receber, e simultâneamente ao pagamento, um recibo de quitação do que está pagando.

Mas afinal, você sabe qual é a importância do recibo de pagamento? No post a seguir nós iremos esclarecer todas as suas dúvidas!

Por que o recibo de pagamento é importante?

Pedir o recibo de pagamento é extremamente importante, pois ele comprova a realização da transação financeira referente a uma determinada situação, seja de compra ou venda. Para quem recebe, significa a garantia caso o bem adquirido apresente algum tipo de defeito, e assim consequentemente poderá ser trocado. E para quem emitiu, a certeza de que não será posteriormente cobrado de novo.

Ainda é necessário salientar que o recibo garante que quem utilizou algum serviço ou produto possa fazer uma reclamação em caso de descontentamento. Em alguns casos, a empresa (por engano) pode efetuar a cobrança de algum pagamento já feito, e o recibo atua como comprovante de que esse valor já foi pago. Lembrando que para compras de mercadorias, o recibo de pagamento deve acompanhar a nota fiscal, pois esta é imprescindível.

Características e requisitos do recibo de pagamento

Basicamente, é indispensável que o recibo de pagamento seja sempre assinado em duas vias, sendo uma delas destinada justamente para quem está assinando e a outra para quem o solicitou. Também é de suma importância que no corpo do recibo esteja bem especificado o valor do pagamento e a sua finalidade.

O recibo de pagamento é fornecido por quem recebe o dinheiro e todo processo da transação estará especificada no corpo do texto. No título do documento deverá estar escrito “recibo” e à direita, o valor da transação em algarismos.

Agora que você já sabe a importância do recibo de pagamento, continue acompanhando as nossas publicações no e-Diário Oficial, e não deixe de pedir o seu recibo sempre que efetuar uma compra!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago