Categories: Matérias

Saiba por que o recibo de pagamento é tão importante

De maneira geral, o recibo de pagamento é um documento escrito que é entregue com a finalidade de registrar e certificar a alguém que o pagamento da compra realizada foi feito. Ele também é conhecido como comprovante de pagamento e normalmente é duplicado (uma via fica com o cliente e outra com o prestador de serviços), e dependendo de alguns casos em que for exigido, o recibo pode até ser triplicado.  

A partir de ações que gerem algum tipo de compra ou gasto, um recibo de pagamento é gerado. Uma informação muito importante a ser dita é que independente de ser comprador ou prestador de serviços, quem paga tem direito a receber, e simultâneamente ao pagamento, um recibo de quitação do que está pagando.

Mas afinal, você sabe qual é a importância do recibo de pagamento? No post a seguir nós iremos esclarecer todas as suas dúvidas!

Por que o recibo de pagamento é importante?

Pedir o recibo de pagamento é extremamente importante, pois ele comprova a realização da transação financeira referente a uma determinada situação, seja de compra ou venda. Para quem recebe, significa a garantia caso o bem adquirido apresente algum tipo de defeito, e assim consequentemente poderá ser trocado. E para quem emitiu, a certeza de que não será posteriormente cobrado de novo.

Ainda é necessário salientar que o recibo garante que quem utilizou algum serviço ou produto possa fazer uma reclamação em caso de descontentamento. Em alguns casos, a empresa (por engano) pode efetuar a cobrança de algum pagamento já feito, e o recibo atua como comprovante de que esse valor já foi pago. Lembrando que para compras de mercadorias, o recibo de pagamento deve acompanhar a nota fiscal, pois esta é imprescindível.

Características e requisitos do recibo de pagamento

Basicamente, é indispensável que o recibo de pagamento seja sempre assinado em duas vias, sendo uma delas destinada justamente para quem está assinando e a outra para quem o solicitou. Também é de suma importância que no corpo do recibo esteja bem especificado o valor do pagamento e a sua finalidade.

O recibo de pagamento é fornecido por quem recebe o dinheiro e todo processo da transação estará especificada no corpo do texto. No título do documento deverá estar escrito “recibo” e à direita, o valor da transação em algarismos.

Agora que você já sabe a importância do recibo de pagamento, continue acompanhando as nossas publicações no e-Diário Oficial, e não deixe de pedir o seu recibo sempre que efetuar uma compra!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Saiba Como Fazer Uma Assembleia

Saber como fazer uma assembleia é essencial para conduzir uma boa reunião. Veja só o que precisa ser feito!

6 horas ago
  • Leis

Lei do Inquilinato – Entenda Como Funciona e Quais Direitos Você Precisa Conhecer

Você já ouviu falar sobre a Lei do Inquilinato? Conheça alguns de seus principais direitos como inquilino e faça um…

1 dia ago
  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

3 dias ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

4 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

4 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

1 semana ago