O programa de Jovem Aprendiz é a oportunidade que a empresa possui de contratar um adolescente que ainda não iniciou-se no mercado de trabalho, para conferir conhecimento e experiência. É um programa de viés social que exibe vantagens para os funcionários e contratantes. Entenda mais abaixo:
Jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos podem trabalhar em regime reduzido de horas em empresas brasileiras através de um programa nacional denominado Jovem Aprendiz. Para os empresários que desejam adotar o programa em suas empresas, o cadastro pode ser feito de forma gratuita e oferece algumas vantagens como :
Os maiores benefícios em relação aos jovens que se cadastram no programa são a possibilidade de contato com o mercado de trabalho e primeiro emprego formal. Além disso, as empresas podem fornecer cursos de formação na área de estágio ou mesmo programas de crescimento e planejamento de carreira e incentivos aos estudos.
O contrato de trabalho é de no máximo dois anos e possui benefícios básicos dos empregados regulares. Consta na CLT como experiência posterior e ajuda na recolocação depois de formado.
O programa também confere uma bolsa-auxílio aos participantes que pode variar entre mais ou menos de um salário mínimo. A jornada de horas é reduzida e contempla de quatro a seis horas diárias. Não podendo ultrapassar o limite de 30 horas semanais. No caso de estudantes que já tenham concluído o ensino fundamental, pode-se estender o limite para oito horas diárias. Esse tempo também deve usado para o aprendizado em cursos de formação profissional ou técnicos.
Além disso, existe a vantagem de entender na prática as áreas do mercado de trabalho pelo qual o estudante se interessa e direcionar os estudos superiores para conseguir boas posições.
Acessando o site do Jovem Aprendiz do seu estado ou do CIEE da sua região é possível ter informações completas, períodos de abertura de edital e cadastramento para empresas e para os estudantes interessados.
Esse programa é uma ótima forma de trazer uma imagem social para sua empresa ou negócio. Também pode se converter em vantagens na formação de funcionários, já que fornece a oportunidade de moldar os jovens de acordo com as políticas e habilidades necessárias para a empresa.
Gostou de saber mais sobre o programa Jovem Aprendiz? Continue acompanhando o E-diário para mais matérias !
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…