Categories: Matérias

MEI, ME, EIRELI e Ltda — Entenda suas Diferenças

Muitas pessoas já sabem que existem vários formatos jurídicos diferentes — como MEI, ME, EIRELI e Ltda — para contemplar os mais variados tipos de empresas, não é mesmo? Mas, ainda assim, é comum que hajam dúvidas sobre quais são, exatamente, a diferença entre cada uma dessas modalidades.

Porém, é imprescindível que empresários saibam se o seu negócio está enquadrado no formato correto. Portanto, para sanar as suas dúvidas, reunimos algumas informações que te farão entender suas distinções. Veja só!

MEI, ME, EIRELI e Ltda: como saber qual é o ideal para a minha empresa?

Compreender o que é MEI, ME, EIRELI e Ltda é o primeiro passo para te ajudar a entender qual deles é o mais apropriado para o seu negócio. Isso porque cada um deles surgiu para suprir diferentes portes empresariais. Escolher a modalidade equivocada pode trazer grandes prejuízos, como pagar impostos mais caros, ou estar irregular diante da lei. 

Portanto, veja só quais são os portes de empresa ideais para as características de cada formato jurídico!

MEI 

Trabalhadores que não têm nenhum vínculo trabalhista com outras empresas, mas prestam serviços de maneira autônoma, são enquadrados no formato do Microempreendedor Individual. Conhecido como MEI, ele é ideal para regularizar aqueles que são informais e têm uma receita bruta anual de até R$ 81 mil.

A principal vantagem é que esta modalidade recebe isenção de vários impostos, sendo preciso, apenas, pagar a Simples Nacional uma vez por mês. Entretanto, é preciso levar em consideração que só é permitido ter um funcionário vinculado ao seu CNPJ, que deverá receber, ao menos, um salário mínimo.

ME

Ideal para microempresários que começaram a crescer, mas ainda não superam o faturamento anual de até R$360 mil e não possuem sócios. Além disso, o titular tem responsabilidade ilimitada, havendo junção dos patrimônios pessoais e empresariais.

EIRELI

Identificada como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, este formato dá uma autonomia ao titular sobre os seus patrimônios, de modo que, no caso de dívidas, seus bens pessoais estão protegido. Assim como nos anteriores, o empresário segue sendo o único responsável, mas, nesse caso, por ter faturamento de até 100 salários mínimos.

Ltda

Fazem parte da Sociedade Limitada as empresas que têm, no máximo, sete sócios, sendo que cada um tem uma atuação limitada no Capital Social. Cada um deles recebe uma quota, que será a porcentagem proporcional a sua responsabilidade.

Gostou de saber as diferenças entre MEI, ME, EIRELI e Ltda? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no portal e-Diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Conheça As Publicações Obrigatórias do Diário Oficial

A publicidade jurídica é de extrema importância para ter transparência e clareza na divulgação de…

1 dia ago

Inventário Judicial e Extrajudicial – Entenda Os Conceitos Envolvidos

Você sabe o que é inventário judicial e extrajudicial? É uma lista de bens, direitos…

2 dias ago

Aditivo De Contrato: O Que É E Como Fazê-lo Corretamente

Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…

1 semana ago

Veja 9 Motivos que Levam a Demissão por Justa Causa

A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…

1 semana ago

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…

1 semana ago

Doador de Sangue — Quem Pode Doar e Quais São os Seus Direitos?

De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…

1 semana ago