Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça. Para isso, os embargo de declaração é o recurso que viabiliza o cumprimento desse princípio. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Afinal, o que é embargo de declaração?

O embargo de declaração é um importante instrumento jurídico que possibilita que as partes envolvidas em um processo peçam esclarecimentos ao juiz ou ao tribunal sobre qualquer decisão proferida. O propósito desse documento é deixar todas as decisões claras, objetivas e devidamente fundamentadas. 

Desta forma, é possível evitar erros e contradições devido a falta de uma comunicação clara e efetiva e, desta forma, fazer com que as partes cumpram o que foi legalmente validado. Também é uma forma de suprir omissões ou apontar erros materiais.

Mas, atenção, esse instrumento não tem como objetivo discordar ou invalidar as decisões, mas serve para corrigi-las ou para pedir esclarecimentos. Ao solicitá-lo, é possível fazer o juiz ou órgão colegiado reanalisar a decisão embargada, mas sempre com o propósito de esclarecer a mesma.

Vale destacar ainda que o embargo de declaração está incluso no rol de recursos do Novo Código de Processo Civil (CPC), Lei Nº 13.105/15.

Como fazer embargos de declaração?

É imprescindível que o advogado saiba usar corretamente o embargo de declaração e aponte com clareza os erros cometidos pelo juiz para que a decisão seja cautelosamente revista. Esse recurso é válido para casos em que a declaração não está corretamente fundamentada, for omissa, contraditória, obscura ou quando apresenta erros de cálculo ou materiais.

Lembrando que esse documento não serve para tentar reverter a decisão do juiz. Se essa for a intenção, é necessário recorrer a outros recursos, como uma apelação.

A interposição dos embargos é feita por meio de uma petição, que deve ser dirigida ao juiz que emitiu o pronunciamento judicial ou ao relator do acórdão. 

Prazo dos embargos de declaração

Segundo o Novo Código de Processo Civil , o prazo para interposição do embargo de declaração a uma decisão é de cinco dias úteis, que são contados a partir do momento que a decisão do juiz é publicada ou manifestada.

Após a interposição do recurso, o juiz também terá o prazo de cinco dias úteis para se manifestar a respeito do embargo e julgá-lo.

Gostou de entender mais sobre embargo de declaração? Para conhecer mais sobre leis e assuntos jurídicos, acompanhe outras matérias do E-Diário.

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago