Você conhece o Supersimples? Este regime tributário é um dos principais que devem ser aderidos pelos donos de micro e pequenas empresas brasileiras. É imprescindível que todos os empresários estejam por dentro de sua legislação para que o seu negócio esteja sempre regularizado e com as taxas devidamente pagas ao governo.
Quer saber mais sobre o que é e como funciona? Então continue lendo este artigo que o portal e-Diário preparou para você!
Conhecido popularmente como Simples Nacional, o Supersimples surgiu para facilitar — como sugere o nome — o pagamento dos tributos. Isso porque ele é unificado e permite que, com apenas uma guia, sejam saldadas as taxas de esfera municipal, estadual e federal. Antes dessa junção, cada um deles deveria ser pago em diferentes datas, o que poderia causar confusão. Assim, os impostos cobrados são:
Além disso, outra vantagem desse modelo é a redução da carga tributária. Os descontos podem chegar a até 40% do valor total e acontecem de acordo com a quantidade de funcionários. Desta forma, os empresários que gerem mais empregos recebem maiores benefícios.
Como dito anteriormente, esta tributação é exclusiva para micro e pequenas empresas. Ou seja, fazem parte desses os CNPJs que configuram como MEI, ME, EPP e EI. Colocando essa situação em números, isso significa que apenas os negócios que têm uma receita bruta total de até R$4,8 milhões no ano podem participar. Além disso, só serão permitidas aquelas estão regularizadas nos cadastros principais e que não tenham débitos com o INSS.
Entretanto, é preciso se atentar às restrições da Supersimples. São proibidas as empresas que:
Quanto às pessoas jurídicas, também há restrição aos que têm sócios no exterior ou aqueles que tenham capital em órgãos públicos.
Gostou de saber o que é o Supersimples? Então não deixe de ler outros artigos aqui no portal e-Diário!
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…
Conheça as contas e as funcionalidades das disponibilidades no balanço patrimonial da sua empresa!
Atualmente, segundo dados divulgados pela Agência Brasil de 2024, cerca de 76,4% da população já…
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…