Categories: Matérias

Automatização de Processos — Como Aplicar Em Seu Escritório

O dia a dia dentro de um escritório pode ser bastante atarefado, uma vez que são várias as pendências que devem ser resolvidas em todos os setores. Porém, existe um perigo de se perder no meio da elaboração — o que seria prejudicial não apenas para a zona de trabalho, mas também para os clientes. Portanto, investir na automatização de processos é importante para a gestão efetiva dos afazeres de todos os funcionários.

Quer entender como aplicar essas técnicas em seu escritório? Então leia este artigo!

Como adotar a automatização de processos?

A automatização de processos nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas integradas ao trabalho humano para facilitar o dia a dia. Nos escritórios contábeis, isso é útil para tornar as tarefas mais ágeis e práticas, tornando o dia a dia mais produtivo. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, quando há maior organização e produtividade, o cliente fica muito mais satisfeito.

A organização ainda permite que seja possível identificas quais são os erros mais comuns e o porquê de acontecerem. Assim, é possível pensar em maneiras de solucionar esses problemas. Veja as técnicas de gestão que podem te ajudar!

1 – Possuir os dados de todos os clientes em um meio digital 

Foi-se o tempo em que as informações sobre os clientes eram armazenadas em arquivos de papel, separados em pastas. Armazenar esse tipo de dado diretamente em softwares — que podem ser simples, como o Excel, que também serve para montar uma planilha de custos — não apenas garante que eles não irão se perder ou misturar com outros, mas também facilita o acesso a esses documentos no dia a dia.

2 – Salvar documentação digitalizados

A mesma regra do primeiro tópico serve para este. Ao pedir a documentação dos clientes — comprovantes, balanços, entre outros — peça que eles enviem por e-mail, também, mesmo que seja preciso possuir as suas versões físicas. Isso porque você garante que eles estão salvos em algum lugar.

3 – Usar um gerenciador de tarefas

A quantidade de demandas pode não ser o problema em atrasos e falta de produtividade, sabia? Às vezes falta algum sistema de organização que permita que os funcionários visualizem as suas tarefas de um modo geral e consigam dividi-las entre os dias da semana. Assim, usar gerenciadores é uma ótima forma de separá-las em categorias e de acordo com a disponibilidade de tempo.

Gostou de saber como aplicar a automatização de processos em seu escritório? Então confira outros artigos aqui no portal e-Diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

5 horas ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

1 dia ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

1 dia ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

4 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

6 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago