O que esperar do mercado financeiro para 2020? Afinal, diversos fatores podem influenciar o futuro dessa área, tanto no âmbito nacional quando internacional. Porém, uma coisa é certa: a tecnologia é um ponto-chave para o desenvolvimento do setor financeiro no País.
Nossa equipe de especialistas do E-Diário separou algumas tendências que consideramos fortes para o ano que vem. Veja agora!
Atualmente, é impossível não atrelarmos a tecnologia com os afazeres do dia a dia. Sabendo disso, podemos esperar para o mercado financeiro dos anos seguintes uma alta evolução tecnológica, que deve estar presente em praticamente toda rotina do setor.
Algumas já não são mais tendências, mas reforçamos para 2020. Olha só:
Os famosos apps já não são mais novidade nenhuma para o mercado financeiro. É possível encontrar diferentes instituições nesse novo modelo. No entanto, a forma como as instituições tradicionais disponibilizam os seus serviços pode ser alterada, uma vez que os bancos modernos (fintechs) oferecem muita qualidade e solução rápida com base nas necessidades dos clientes.
As fintechs — junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia) — são negócios que oferecem soluções financeiras similares às de um banco tradicional, ou seja, cartões de crédito, empréstimos e seguros.
Podemos esperar para 2020, que cada vez menos os clientes precisem se locomover para solucionarem algum tipo de problema em uma instituição física.
O bitcoin já é muito falado no Brasil desde 2017. Porém, na verdade, a moeda virtual foi criada em meados de 2008 e já atrai muitos investidores financeiros de todo o mundo.
O bitcoin é, basicamente, um dinheiro virtual, que não é emitido pelo Banco Central, mas, sim, por um computador, com o objetivo de tentar evitar oscilações políticas e econômicas.
Talvez, esse novo formato de dinheiro não aconteça 100% em todo o mundo, pois muitos ainda podem se tornar resistentes. Mas acreditamos que em 2020 uma parcela maior de pessoas passem a utilizar bitcoin.
A computação cognitiva é um sistema que utiliza computadores para processar informações sem a necessidade de programação. Geralmente, quem se interessa pelo mercado financeiro pode ter três tipos de perfis:
E qual o papel da computação cognitiva? Fazer com que o aprendizado seja consolidado de maneira orgânica e que ajude os investidores a tomarem decisões com base no seu perfil.
Funciona mais ou menos assim: o computador vai indicar para um investidor com o perfil moderado, por exemplo, quais são suas probabilidades de sucesso e indicar qual a aplicação mais adequada para seu tipo de perfil, tudo isso com base nas informações sobre ele.
Ou seja, uma maneira automatizada para auxiliar investidores na jornada para o sucesso!
Gostou de conhecer quatro tendências fortes para o mercado financeiro de 2020? Para mais matérias como essa, não deixe de acompanhar o E-Diário Oficial!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…