Assunto dos últimos anos, a reorganização das escolas provou discussões sobre a Reforma de Ensino Médio no país. No mês de setembro de 2016, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional a Medida Provisória.
Quer entender como funciona? Então saiba tudo no post a seguir.
Este é um novo modelo que prevê a flexibilização do estudante. A estrutura atual é considerada engessada e distante dos jovens. A medida provisória (MP) de Reforma do Ensino Médio é um conjunto de medidas que altera o modelo de educação do ensino básico atual. Portanto, o objetivo é tornar essa fase mais atrativa para o aluno e diminuir os altos índices de evasão escolar.
A Medida Provisória será levada ao Congresso, e tem até 120 dias para alterá-la (caso queira) e votá-la. Se isso não for feito, o texto perde a validade. A sua ratificação se deu em 2017 e a sua implementação gradual, com projeção de conclusão em 2024. Inclusive, a questão do currículo ainda gera debates e deve enfrentar novos processos para ser aprovado.
Essa nova medida altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases e algumas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
A Reforma de Ensino Médio foi priorizada porque o Brasil não conseguiu por dois anos consecutivos cumprir as metas estabelecidas. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é responsável por medir a qualidade do ensino no país, o Ensino Médio está em pior situação quando é comparado às séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Agora que você já entendeu a Reforma de Ensino Médio, leia outros artigos no e-Diário!
Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…
Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…
O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…
Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…
Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…