Matérias

As Vantagens de Ter Um Departamento Jurídico Interno

São diversos os momentos nos quais as empresas podem necessitar de auxílio legal. E nessas situações, é preciso decidir quem irá executar essa demanda: o serviço de advocacia será terceirizado ou haverá um profissional em tempo integral trabalhando pela organização?

Neste artigo, listamos as vantagens que as empresas podem desfrutar ao ter um departamento jurídico interno. Boa leitura.

 

Como funciona um departamento jurídico interno?

O setor jurídico é a área responsável por realizar tratativas legais e extrajudiciais de uma empresa, para garantir que a organização atue de acordo com as regras e leis vigentes. 

Uma instituição pode contar com serviços jurídicos internos ou terceirizados. Ao optar pela primeira alternativa, a empresa decide criar um departamento na empresa, recrutando profissionais do Direito e formando uma estrutura de operação, para que advogados e outros especialistas atuem integralmente para atender as demandas do negócio. 

 

Leia também > Como É O Serviço De Assessoria Jurídica Online?

 

Qual a importância de ter um departamento jurídico interno?

O departamento jurídico norteia e organiza questões legais que não podem ser ignoradas pelas organizações, sejam elas públicas ou privadas. 

Quando internalizado, como dito anteriormente, os profissionais do setor jurídico ficam disponíveis de forma integral para a empresa, e contar com esse auxílio de forma próxima pode ser a diferença entre o êxito ou o fracasso em alguns projetos e processos.

 

4 vantagens de internalizar o departamento jurídico 

Existem diversas vantagens em ter um time de advogados trabalhando em tempo integral para a sua empresa. Algumas delas estão listadas abaixo:

Exclusividade nas demandas

A consultoria e o auxílio legal podem ser otimizados quando são exclusivos. A contratação de um terceirizado não disponibiliza essa exclusividade e sua empresa pode perder qualidade na tratativa das demandas.

Otimização no recrutamento da equipe

Ao internalizar o departamento jurídico, você pode recrutar a equipe conforme as necessidades específicas da sua empresa. Quando se escolhe um terceirizado, é possível escolher os responsáveis legais, mas não os seus associados.

Melhor alinhamento dos colaboradores

A área jurídica, quando internalizada, será melhor informada sobre o que ocorre dentro da organização, pois terá maior contato com a gerência e os demais setores. Além disso, os profissionais estarão mais alinhados com a cultura organizacional.

Otimização do tempo

É muito mais fácil ter contato pessoal com profissionais que atuam de forma exclusiva e interna para reuniões emergenciais. Uma vez que seu grupo de advogados está próximo, você não perde tempo com deslocamento e outros contratempos ao precisar recorrer a eles.

Como é possível perceber ao longo deste artigo, é muito vantajoso ter seu próprio time jurídico na organização, pois dessa forma o processo é otimizado e sua empresa tende a se beneficiar, uma vez que a equipe interna oferece mais estabilidade, praticidade e segurança. Agora que você já sabe as vantagens de ter advogados e outros profissionais do Direito atuando internamente na sua empresa, leia também nosso conteúdo com orientações sobre como fazer a gestão de pessoas no time jurídico de uma organização.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Errata ou Retificação: Qual a Diferença e Como Publicar no Diário Oficial?

Você sabia que é possível divulgar uma retificação de publicação no Diário Oficial? É possível…

5 dias ago

Como Consultar Processo Trabalhista Pelo CPF? Confira O Passo A Passo

Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…

2 semanas ago

Livro Ata: O Que É, Para Que Serve e Como Preencher Corretamente Termos De Abertura E Encerramento?

Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…

4 semanas ago

Estágio Obrigatório: O que é e Como Funciona?

O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…

1 mês ago

Quarta-Feira De Cinzas É Feriado Ou É Ponto Facultativo? Entenda O Que Diz A Lei

Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…

1 mês ago

Chamamento Público: O Que É, Como Funciona e Quais as Diferenças em Relação à Licitação?

Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…

2 meses ago