Você Sabe Como Fazer o Agendamento da Carteira de Trabalho?

Você Sabe Como Fazer o Agendamento da Carteira de Trabalho?
30/05/2019

Você sabe como fazer o agendamento da carteira de trabalho (CTPS)? Descubra por que esse documento é essencial na vida do trabalhador formal brasileiro.

Para que serve a CTPS?

Para entender o que é, é preciso saber a sua finalidade. Criada pelo governo para registrar os trabalhadores formais e garantir os direitos trabalhistas conquistados no país, a carteira de trabalho engloba um sistema nacional de controle das ocupações dos contribuintes da previdência.

Em outras palavras é a forma de registro de que o trabalhador receberá seus direitos, como por exemplo, o INSS, férias e décimo terceiro. A empresa deve atualizar a carteira de trabalho em casos de:

  • demissões;
  • reajustes;
  • aumentos;
  • licenças.

Ela também pode ser usada no lugar de qualquer documento oficial com foto, pois contém dados originais de cada cidadão.

Como fazer o agendamento da carteira de trabalho?

Você consegue retirar a sua carteira de trabalho em qualquer delegacia regional do Ministério do Trabalho e Emprego e administrações regionais das prefeituras. Porém, encontrará de forma mais popularizada o serviço disponibilizado nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador). Existem diversas unidades espalhadas por todos os bairros e municípios. 

Todavia, alguns lugares precisam do agendamento prévio por meio da internet. Para a emissão serão necessários alguns documentos, confira abaixo o que levar :

  • documento oficial de identificação civil e registro geral (RG);
  • cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • comprovante de residência com CEP;
  • certidão de nascimento ou casamento para comprovar estado civil.

Preciso de uma segunda via e agora?

Existem diversos motivos que podem fazer com que você necessite de uma segunda via da carteira de trabalho. 

Contudo, em todos os casos é preciso se dirigir até um posto de atendimento ao trabalhador para retirar a nova versão do documento. O número de registro se manterá o mesmo e você ainda pode pedir um novo caderno quando as folhas da sua primeira via acabarem.

Em caso de roubo o cidadão deve portar seus documentos oficiais como RG e CPF, algum documento que conste o antigo número da CTPS e o boletim de ocorrência.

Além disso, todo o processo pode ser finalizado na hora e você já sai com a sua nova carteira em mãos.

Entendeu mais sobre o que é  CTPS? Acompanhe outras matérias aqui no blog do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais