Saiba Como Fazer Corte de Gastos em Sua Empresa sem Causar Danos ao Negócio

Saiba Como Fazer Corte de Gastos em Sua Empresa sem Causar Danos ao Negócio

Obter bons resultados financeiros é o sonho de qualquer empreendedor. Muitas vezes, fazer pequenas mudanças, como corte de gastos, por exemplo, pode melhorar o orçamento final de uma empresa. Afinal, essa diminuição não só melhora a lucratividade do seu negócio, mas, também, traz diversos benefícios diretos e indiretos.

Confira no artigo como cortar gastos em excesso, sem que prejudique a estabilidade da sua empresa! 

Como fazer o corte de gastos sem causar danos?

Antes de mais nada, é preciso entender que toda empresa terá gastos, sejam eles pequenos, médios ou grandes. A diferença é que existem aqueles que são indispensáveis para o funcionamento de um negócio e outros que não comprometem diretamente a atividade da empresa.  

Para ficar de fácil entendimento, podemos classificar os gastos em:

  • essenciais: são aqueles que em hipótese alguma podem ser cortados, uma vez que comprometem a produção, qualidade, entre outros fatores. Eles podem ser o aluguel, energia, água, internet e telefone;
  • necessários: são aqueles que, de alguma forma, dá para viver sem. Ou seja, limpeza, plano de saúde, vale-alimentação, descontos em cursos, etc. 

Dessa forma, é possível analisar qual corte de gastos fará diferença no bom funcionamento do seu negócio e qual poderá ser cortado em curto ou médio prazo, por exemplo. 

Para ajudar você a fazer o corte de gastos de maneira eficiente, que tal conferir as dicas abaixo? Veja:

Produza somente o necessário

A superprodução de uma empresa pode ser considerada desperdício não só de quantidade, mas de tempo e recursos, como materiais, insumos, equipamentos e mão de obra. Para resolver esse problema, planeje a produção conforme a sua demanda real e não para suprir o estoque. Além disso, faça metas de incentivo para ajudar os colaboradores.

Mapeie as necessidades de produção

Muitas vezes, você pode estar gastando dinheiro em excesso sem perceber. Por exemplo, ter duas ferramentas que são pagas e semelhantes. Por que não substituir uma delas por uma solução que seja mais completa e com um custo-benefício melhor? Faça essa análise e veja como contas desnecessárias podem se tornar em ótimas oportunidades de melhoria.

Dê preferência à publicidade digital

Que tal fazer suas ações de publicidade somente pela internet, isto é, em redes sociais, site, e-mails ou anúncios patrocinados? Além de ser mais econômico do que a publicidade impressa, é possível direcionar melhor seus produtos e serviços ao público-alvo, vender mais e fidelizar clientes. 

Terceirize atividades 

Atividades não essenciais ao negócio principal, como serviços de limpeza e manutenção elétrica, podem ser terceirizadas e ajudar a reduzir custos no final do mês. 

Além disso tudo, é importante fazer uma campanha de conscientização econômica para toda a empresa. Lembre da importância de não desperdiçar água à toa, apagar as luzes, reutilizar folhas de papel sulfite, se possível, entre outras medidas. 

Para mais dicas como essa, continue acompanhando o E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais