Reajuste Salarial — Tudo o Que Precisa Saber

Reajuste Salarial — Tudo o Que Precisa Saber
06/05/2019

O reajuste salarial é um instrumento das leis trabalhistas para garantir que os funcionários tenham o direito de receber aumentos periódicos de acordo com o mercado e a economia do país. Essa quantia provém de um acordo previamente feito entre os empregadores e os sindicatos, pensando sempre no bem estar dos colaboradores de cada empresa. 

É muito importante estar ciente dos detalhes para que o profissional se sinta valorizado e engajado, gerando mais retornos para a empresa. Quer saber como funciona o reajuste de salário? Então veja só este artigo que o portal e-Diário Oficial preparou para você!

O que diz a lei sobre o reajuste salarial?

Segundo o artigo 611 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), existe uma norma que define que é preciso fazer um acordo entre sindicatos que representem categorias econômicas e profissionais e que eles definam quais são as condições de trabalho aplicáveis, entre elas o piso salarial.

Já o artigo 10 fala especificamente sobre a questão do reajuste salarial. Nele, é declarado que os salários são fixados e revistos de modo anual, sendo preciso fazer uma negociação livre e coletiva.

Quais são as características desse reajuste?

O sindicato que corresponde a determinada área de trabalho irá definir uma porcentagem que deve ser aumentada. Essa definição leva em consideração diversos fatores externos que influenciem no poder de compra dos trabalhadores, como inflação, situação do mercado de trabalho, economia em geral, entre outras coisas.

Portanto, o cálculo do reajuste salarial é bastante simples: se o trabalhador recebe mensalmente R$2.000 e foi definido que é preciso ter um aumento de 5%, a nova quantia passará a ser R$2.100. É preciso considerar que, para fazer as contas, deve ser utilizado o salário bruto, e não o valor com os descontos da folha de pagamento.

Entretanto, este não é o único benefício. Outros pontos que podem ser levantados pelos sindicalistas são o valor do vale refeição e/ou alimentação. Caso seja avaliado que a quantia diária oferecida esteja abaixo da média da região, também será exigido um aumento. A mesma regra serve para o vale transporte e o cálculo de horas extras.

Levando em conta que o reajuste salarial é anual, é preciso contar com um ótimo planejamento. Embora não exista uma data estipulada para que os sindicatos liberem essas informações, a preparação do setor financeiro e de Recursos Humanos é essencial.

Gostou de saber o que é e como funciona o reajuste salarial? Então não deixe de ler outros artigos aqui no portal e-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais