O Que É Quarta-feira de Cinzas? Entenda Se É Feriado!

O Que É Quarta-feira de Cinzas? Entenda Se É Feriado!
11/05/2019

Estamos acostumados a ver os comércios reabrindo apenas após o 12h na quarta-feira da semana de carnaval. Algumas empresas emendam os três dias e voltam apenas na quinta-feira. Mas você sabe o que é quarta-feira de cinzas e se é feriado, mesmo, até o meio dia?

A resposta é que não. E para a surpresa de algumas pessoas nem o próprio dia do carnaval é um feriado nacional. Na maioria do país, a terça-feira não é feriado, mas é geralmente considerada como ponto facultativo. Entenda melhor!

O que é quarta-feira de cinzas?

Antes de tudo, é preciso entender o que é quarta-feira de cinzas. Mesmo que não seja feriado nesse dia, ele não é apenas o que segue o carnaval. Na religião católica essa data é importante pois marca o início da quaresma, período de reflexão e penitência que aguarda o renascimento de Jesus.

A nomenclatura está relacionada ao rito exercido durante a celebração da missa que acontece nessa data. Os ramos do último domingo de ramos são queimados e suas cinzas são misturadas à água benta para que seja feito o sinal da cruz na testa dos fiéis.

Por que achamos que a quarta-feira de cinzas é feriado até meio dia?

Apesar de pensarmos que a quarta-feira de cinzas é feriado até meio dia, vermos a abertura dos comércios apenas na parte da tarde e as empresas voltando a funcionar na metade do dia, não há nenhuma relação disso nas leis trabalhistas.

Na verdade, a razão para isso acontecer há tanto tempo é uma questão cultural. Como nosso país costuma comemorar o carnaval e alguns estados considerarem uma das maiores festas do ano – tanto que em alguns é realmente feriado –, essa atitude se tornou tão comum no Brasil que é difícil que alguma empresa faça o contrário.

Até mesmo as empresas que não têm o costume de emendar feriados, geralmente abrem exceção para que nesta data haja esses dias de folga. A explicação é simples: o carnaval está relacionado com dias de folia, festa, curtição, é como se fosse uma época para descontrair e esquecer dos problemas.

 

 

 

Então, a resposta para “a quarta-feira de cinzas é feriado até meio dia?” é não. Como pode perceber, também é mais provável que em seu estado nem o próprio carnaval seja feriado.

 

Gostou de saber sobre o assunto? Continue acompanhando as matérias do E-Diário e fique de olho nas novidades!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais