Passo a Passo — Como Fazer uma Publicação no Diário Oficial da União

Passo a Passo — Como Fazer uma Publicação no Diário Oficial da União
10/10/2019

O Diário Oficial da União (DOU) é um jornal destinado à publicação de assuntos voltados ao interesse público. Ele aborda questões sobre economia e todos os temas referentes ao Governo brasileiro. Mas como fazer uma publicação? Veja!

Quem pode fazer uma publicação no Diário Oficial da União? 

Qualquer pessoa pode publicar no diário oficial Diário Oficial, seja:

  • empresas;
  • sindicatos;
  • associações;
  • partidos políticos;
  • pessoas jurídicas e físicas.

Acompanhe como fazer uma publicação no Diário Oficial da União da maneira correta, caso você tenha uma matéria de interesse público. 

Como fazer uma publicação no Diário Oficial da União? 

Existem duas maneiras de fazer a publicação no Diário Oficial da União. São elas:

Pela Imprensa Nacional

Caso prefira publicar atas por conta própria, por exemplo, você pode enviar os seus documentos por meio do Sistema de Envio Eletrônico de Matérias – INCom.

Antes de tudo, é preciso realizar um cadastro no site e, depois, aguardar o envio do certificado de autenticidade por uma equipe especializada para conseguir enviar suas publicações. Depois, coloque o material no formato adequado para publicar, realize o pagamento e encaminhe o arquivo. 

Com o auxílio do e-Diário 

Agora se prefere publicar seus documentos com o auxílio de um portal como o e-Diário, é bem simples e rápido. Para fazer da maneira correta, siga o passo a passo abaixo:

  1. envie o arquivo a ser publicado no formato doc, docx, pdf, odt, xlx ou xlt para o e-mail [email protected];
  2. digitalize os seus documentos pessoais, como carteira de identidade, CNPJ, comprovante de residência, contrato social e CPF para o e-mail de atendimento;
  3. após o envio do material, você receberá o orçamento e o modelo de autorização em anexo;
  4. preencha o documento e assine no seu nome — ou de quem estiver publicando, e envie digitalizado para o e-mail de atendimento;
  5. depois de efetuar o pagamento via boleto bancário, o processo para publicar o material será iniciado.

Pronto! Agora é só esperar a publicação. 

E, aí? Aprendeu como fazer uma publicação no Diário Oficial da União? Caso queira saber um pouco mais, acesse o nosso site e clique na aba “DOU — Diário Oficial da União“. Depois, selecione a opção “como publicar no DOU” e tire suas dúvidas mais detalhadamente. 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais