O Que São Tributos Diretos e Indiretos?

O Que São Tributos Diretos e Indiretos?
20/07/2020

Se deseja saber o que são tributos diretos e indiretos, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explicar para você um pouco mais sobre cada um deles. Entenda melhor o conceito, quais são os diretos e indiretos, as diferenças e exemplos destes impostos! 

Afinal, o que são tributos diretos e indiretos? 

Para entender o que são tributos diretos e indiretos, vamos falar separadamente de cada um deles. Basicamente, ambos são impostos cobrados, podendo ser pelo Governo ou pela prefeitura municipal, por exemplo. Veja abaixo o que é cada um:

Tributos diretos

Os tributos diretos são os impostos que o governo recebe sobre os bens e a renda dos cidadãos trabalhadores. Ou seja, são os tributos perante o patrimônio, salário, aluguel, entre outros. Ele é chamado de direto, pois a forma de arrecadação é tirada diretamente dos recursos financeiros/despesas da pessoa. 

Tributos indiretos

Já os indiretos são aqueles impostos em que o governo arrecada em cima de produtos e serviços, ou seja, das vendas de produtores e comerciantes. É chamado de indireto, pois não atingem diretamente o cidadão consumidor, mas, depois, o valor dos impostos é repassado para os preços das mercadorias. 

Quais são os exemplos de tributos indiretos e diretos?

Para exemplificar ainda mais e melhorar seu entendimento sobre esses tributos, vamos listar alguns exemplos de quais são os impostos diretos e indiretos. Acompanhe:

Impostos diretos

  • Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF): relacionado ao salário dos trabalhadores que não são de baixa renda;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): tributo anual para donos de veículos automotores, como carros, motos, etc;
  • Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU): relacionado aos proprietários de imóveis, como casas, apartamentos, terrenos e espaços comerciais. 

Impostos indiretos

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): cobrado sobre o comércio de produtos e serviços — a maioria das mercadorias relacionadas às necessidades básicas contam com impostos menores ou até mesmo isentos; 
  • Imposto sobre Serviços (ISS): relacionado com a prestação de serviços do município, ou seja, serviços voltados à educação, saúde, ao profissional autônomo, etc;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): tributo relacionado aos produtos industrializados.

Por que os impostos são cobrados?

Os impostos, independentemente de serem diretos ou não, são cobrados para que sejam utilizados a favor da sociedade. Isto é, para melhorias na educação, infraestrutura, saúde pública, meio ambiente, entre outros. 

Gostou de saber mais sobre tributos diretos e indiretos? Sua dúvida foi respondida? Então curta, comente e compartilhe esse conteúdo!

Para ficar sempre informado, siga navegando pelas matérias do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais