O Que É E Como Descobrir O Passivo Exigível A Longo Prazo?

O Que É E Como Descobrir O Passivo Exigível A Longo Prazo?
01/12/2021

Você conhece o que é e o método de como descobrir o passivo exigível a longo prazo? Este é um termo bastante usado entre os profissionais de contabilidade e finanças, mas ele acaba gerando muitas dúvidas em quem não trabalha na área. 

Todos empreendedores precisam entender como funciona esse conceito e como aplicá-lo. Se você quer entender mais sobre o assunto, leia o artigo!

Afinal, o que é passivo exigível a longo prazo?

Essa modalidade de passivo abrange todas as obrigações financeiras que a empresa tem com terceiros, como parceiros ou fornecedores.

Ele é classificado como passivo exigível a longo prazo pois ele representa todas as dívidas que devem ser pagas pelo empreendedor, cumprindo determinado prazo.

Esse prazo, para a maioria das empresas, significa um ano civil corrido. No entanto, em algumas instituições, como as bancárias, ele corresponde a apenas seis meses. Quando for elaborado o balanço patrimonial, é necessário discriminar quais ações entram nessa categoria. Assim, quando chegar o prazo determinado, elas deverão ser quitadas.

Com a finalidade de organizar melhor as finanças, fazer essa previsão do passivo exigível a longo prazo acaba se tornando uma ótima estratégia de contabilidade. Por conta dele, é possível deixar as obrigações empresariais mais transparentes, sendo mais fácil visualizar alguns dados relacionados a quem irá receber, as origens e o valor dos recursos.

Como descobrir o passivo exigível?

Acompanhar as finanças da empresa, assim como seus contratos, é a chave para entender como descobrir o passivo exigível.

Ou seja, contanto que as finanças sejam transparentes e registradas, é possível traçar todas as contas a serem quitadas, como:

  • dívidas com terceiros;
  • obrigações;
  • riscos e contigências.

É comum, também, que esse valor seja parcelado — constituindo, assim, o passivo exigível a longo prazo —, para resguardar o lucro e auxiliar na organização da empresa.

Então existem outros tipos de passivos?

O passivo exigível a longo prazo é apenas uma das categorias de obrigações dentro de um balanço patrimonial. Além disso, ele não é a única classificação de patrimônio, de forma que é importante entender as diferenças. Enquanto eles dizem respeito às contas credoras, os ativos falam das devedoras. 

Confira outras categorias de passivos que podem ser encontradas no mundo das finanças:

  • não elegível: gerado pela diferença de valor entre os ativos da empresa e suas obrigações financeiras;
  • descoberto: evidencia o saldo devedor, deixando claro que o valor foi ultrapassado;
  • circulante: precisam ser quitados em até 12 meses, sendo considerado de curto prazo;
  • não circulante: todas as obrigações financeiras que podem ser liquidadas depois de 12 meses de sua existência;
  • fictício: é a obrigação financeira que já foi saldada, mas deve, mesmo assim, aparecer no balanço patrimonial;
  • exercícios futuros: quando há a cobrança ou saldo de alguma dívida que deveria ter sido quitada em um período anterior.

Para garantir que você tenha como descobrir o passivo exigível da sua empresa, entenda mais sobre balanço patrimonial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais