O Que é IPTU e Quem Deve Pagá-Lo?

O Que é IPTU e Quem Deve Pagá-Lo?
13/06/2019

Você tem dúvidas e quer saber o que é IPTU? Então leia este artigo que você descobrirá! A sigla é utilizada para tratar do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Entenda mais sobre o assunto e confira se você deve pagar por ele ou não.

Afinal, o que é IPTU?

O primeiro passo para entender o que é IPTU é conhecer o que a sigla significa — o que você já viu no parágrafo anterior. 

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um, como o próprio nome já diz, tributo brasileiro cobrado dos proprietários de imóveis em áreas urbanas. Ou seja, é uma parcela de dinheiro que as prefeituras recolhem de donos de propriedades dentro das condições especificadas do IPTU. 

O intuito dessa cobrança é utilizar o dinheiro recolhido da população para oferecer melhorias na cidade que sejam para bem-comum. 

Quem deve pagar o IPTU?

O IPTU é cobrado de todos os proprietários que tenham um imóvel, pode ser uma casa, apartamento ou local de uso comercial. Só são creditados os tributos de quem tem essas propriedades dentro da zona urbana do país.

Caso o dono tenha mais de um imóvel, ele será cobrado por cada um deles. Sendo assim, se você têm uma casa e um escritório, por exemplo, precisará pagar o IPTU de cada um deles — o que é válido tanto para pessoas físicas como jurídicas (quando o território está no nome da empresa). 

Em alguns municípios, há pessoas que são isentas de pagar o IPTU. Porém, as regras não são válidas para todos os locais e é preciso se informar em sua cidade. 

Quando devo pagar o IPTU?

O IPTU é cobrado anualmente, sendo uma vez por ano — no começo dele. Sãos as prefeituras de cada local que decidem o valor a ser pago, ou seja, a quantia poderá sofrer diferenciações dependendo de cada município. 

Fique atento aos prazos para não perder o seu, pois, caso atrase o pagamento, você precisará pagar multa. Por isso, é importante se organizar para pagar os impostos. Para consultar seu IPTU, verifique o site da prefeitura ou Secretaria da Fazenda de sua cidade.

Entendeu agora o que é IPTU? Se você é dono de algum imóvel urbano no Brasil, saiba que será cobrado por esse imposto. 

Há outros tipos de impostos no Brasil e, caso você tenha interesse, veja também para que serve o IPVA

Continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais