O Que é Exercício Social na Contabilidade?

O Que é Exercício Social na Contabilidade?
27/03/2020

Aqueles que são responsáveis pela organização do setor financeiro de uma empresa no Brasil precisa saber o que é exercício social na contabilidade. Afinal, trata-se de uma essencialidade para poder apresentar os dados das finanças do negócio em questão.

Quer entender melhor como funciona este conceito tão simples, mas tão importante no mundo contábil? Então continue lendo este artigo que o portal e-Diário Oficial selecionou para te ajudar!

Afinal, o que é exercício social na contabilidade?

Saber o que é exercício social na contabilidade é bastante fácil. Ao organizar os dados financeiros de uma empresa, é preciso trabalhar com períodos bem definidos que possam demonstrar qual a situação monetária do negócio nesse espaço de tempo.

A legislação brasileira define que o demonstrativo contábil precisa ser feito utilizando as informações de um ano inteiro, o que é chamado, justamente, de exercício social. Este termo, inclusive, aparece na Lei 6.404/1976, que diz que:

Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

Quando deve ser empregado o exercício social?

Agora que já entendeu o que é exercício social na contabilidade, é essencial compreender em qual situação ele se enquadra para poder realizar o seu demonstrativo financeiro da maneira correta. 

Em geral, ele é utilizado para fazer o balanço patrimonial da empresa, já que ele mostra toda a informação contábil, como vendas, lucro, gastos com contas, fornecedores, salários, entre outras coisas e ajuda a definir se o negócio se encontra no débito ou no crédito. 

Como você já viu no tópico anterior, o exercício social se trata de um demonstrativo de 12 meses. Entretanto, existem duas formas de definir esse período de tempo. Eles podem ser organizados da seguinte forma:

  • 12 meses do ano-calendário: o seu balanço patrimonial pode ser feito utilizando as datas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro;
  • outras data: você pode escolher diferentes formas de definir os seus 12 meses, como, por exemplo, desde que você criou a empresa até ela completar um ano.

É essencial cumprir a regra do um ano de período para que o relatório não tenha nenhum tipo de complicação jurídica ou fiscal. 

Gostou de saber o que é exercício social na contabilidade? Então continue lendo artigos aqui no portal e-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais