5 Indicadores de Desempenho que Todo Empreendedor Deve Acompanhar

5 Indicadores de Desempenho que Todo Empreendedor Deve Acompanhar
11/06/2019

Quando se trata do ramo empresarial, o rendimento é extremamente necessário para garantir que o negócio está gerando o máximo de ganhos possíveis. No entanto, muitas vezes, é possível que os empresários não saibam como mensurar esse tipo de números. Para que haja um melhor gerenciamento dos processos internos, então, é interessante prestar atenção em alguns indicadores de desempenho que ajudam a nortear os administradores em relação à capacidade produtiva e como trazer melhorias.

Quer entender como funcionam estes sistemas? Então confira este artigo que o portal e-Diário preparou para você!

Os melhores indicadores de desempenho para prestar atenção em sua empresa

Conhecido como KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho são números coletados dentro dos processos empresariais que ajudam a definir qual a situação real da empresa — o quanto ela ganha, produz, lucra, entre outras coisas. Desta forma, fica mais fácil definir estratégias para garantir a melhoria contínua do negócio.

Portanto, veja só quais são os principais dados que precisam ser coletados para garantir um bom gerenciamento.

1. Faturamento

Este é um dos indicadores de desempenho que ajudam a contabilizar todos os ganhos que a empresa teve em determinado período. Para isso, são somados os valores de vendas produzidas em diversos setores, taxas, entre outros valores extras. Ou seja, tudo que entrou em caixa.

2. Custo fixo

São as despesas que não alteram ou não deixam de existir, independentemente da quantidade de produção ou vendas realizadas naquele período.

3. Lucro

É importante deixar claro que faturamento e lucro não são a mesma coisa. Enquanto o tópico anterior tratava da soma de todos os ganhos obtidos pela empresa, o segundo é referente ao que sobra em caixa quando são descontadas todas as despesas. Para chegar a esse valor, é preciso utilizar o número dado em faturamento e diminuir os gastos. O resultado é o lucro.

4. Endividamento

Muitas vezes, a situação financeira da empresa não é das melhores. Quando o balanço geral entre o faturamento e as despesas tem saldo negativo, significa que há um nível de endividamento. É muito importante estar de olho nesses números para adotar medidas que te coloquem, novamente, no saldo positivo.

5. Ticket médio

Ajuda a mensurar quanto, em média, você recebe a cada venda. Para isso, é preciso somar todo o faturamento referente aos produtos e serviços oferecidos e dividi-los pela quantidade dessa mercadoria. Com esse resultado, é possível avaliar se você está recebendo de acordo com o mercado e se o poder de lucratividade é alto ou baixo.

Gostou de saber quais são os indicadores de desempenho que precisa conhecer? Então leia outros artigos aqui no e-Diário!

 

 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais