Entenda Os Principais Crimes de Responsabilidade

Entenda Os Principais Crimes de Responsabilidade
18/05/2019

Os principais crimes de responsabilidade podem ser definidos como uma conduta ilícita cometida por algum agente político. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a modalidade pode ser classificada como qualquer tipo de atitude que vá no sentido contrário às normas estabelecidas na legislação, como por exemplo, a segurança nacional, fundos orçamentários, exercício dos Poderes de Estado, direitos políticos e sociais.

Em caso de conduta errônea e que não segue o elementos estabelecidos em Lei, o agente político pode sofrer prejuízos em sua posição. Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este artigo!

Como acontecem os Crimes de Responsabilidade?

Contudo, o nome faz pensar que o delito é um ato criminoso, pois é uma infração de sanção exclusivamente política. Em contrapartida, um crime exige que ocorra uma sanção penal.

Mas, afinal, em que casos ocorrem crimes de responsabilidade? A conduta ilícita por parte do agente político pode ser exercida por atentar contra às leis previstas pela Constituição Federal. Podendo ser:

  • delitos políticos;
  • orçamentários;
  • agir contra à atuação do Ministério Público;
  • agir contra os direitos individuais do cidadão.  

Esse tipo de violação ocorre exclusivamente por meio da atuação política e são praticadas por pessoas que possuem cargos associados à Administração Pública, como por exemplo, o Presidente da República, vice- presidente, governadores, prefeitos, vereadores e outros. 

Quais são as penalidades para um Crime de Responsabilidade?

Ao cometer um crime de responsabilidade, um agente político pode sofrer diversas penalidades, incluindo a perda do seu cargo e pode ficar impossibilitado de exercer atividades político-administrativas. 

No Brasil, a Lei nº 1.079/50 regula os crimes de responsabilidade cometidos pelo Presidente da República, ministros públicos e do Supremo Tribunal Federal, governadores e secretários de Estado, e nesse caso está prevista a ocorrência de julgamento. Foi o que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff, onde fora acusada e julgada por cometer crimes de responsabilidade fiscal, conhecidas como Pedaladas Fiscais. Dilma acabou sofrendo um Impeachment.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe suas dúvidas! E não esqueça de ficar sempre atento às matérias do E-diário Oficial.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais