Edital de Convocação — Veja o Passo a Passo Para Publicá-lo!

Edital de Convocação — Veja o Passo a Passo Para Publicá-lo!
29/10/2018

O edital de convocação é um documento importantíssimo para diversos processos. Afinal, ele é um aviso oficial que deve ser publicado na imprensa nacional, em jornal de grande circulação, tal como o DOU – Diário Oficial da União, com o objetivo de chegar ao conhecimento de um grupo específico de pessoas.

É por meio de um edital de convocação que a Assembleia Geral de fundação de um novo sindicato, por exemplo, é convidada. Mas não é só para isso que esse documento serve. Ele também é utilizado para anunciar licitações de obras ou serviços. Para convocar candidatos a um concurso, ou ainda para convidar aqueles que estão envolvidos com algum evento importante, tal como nomeações, reuniões, assembleias e debates.

Publicação do edital de convocação no DOU

Como já mencionado, para que o edital de convocação tenha efeito legal, não basta fazê-lo. Ele precisa ser divulgado na grande imprensa. Assim, o documento ganha abrangência nacional. Pauta a imprensa brasileira e, por consequência, tem mais chances de chegar até os interessados.

Diante disso, veja a seguir o procedimento mais rápido, prático e seguro para fazer a publicação dos seus editais no DOU.

1º passo – Envio do edital de convocação

Com o edital pronto, o primeiro passo para publicá-lo no DOU é enviá-lo, preferencialmente em um arquivo do Word, para a equipe do E-diário, que é o portal de envio de matérias para os diários oficiais.

Esse processo pode ser feito de duas formas: ou através no site do portal, na aba “Diário Oficial da União (DOU)”, onde é possível anexar o arquivo com o edital, ou diretamente para o e-mail [email protected], solicitando a publicação e, no primeiro envio, o cadastro também.

2º passo – Análise do edital

Depois que o edital for enviado, a equipe do E-diário, especializada na publicação desse tipo de documento, irá analisá-lo juridicamente. E, dentro de 60 minutos, enviará um orçamento para o solicitante, com o valor da publicação.

3º passo – Aprovação do orçamento

Para dar andamento à publicação, basta responder ao E-diário que o orçamento foi aprovado. Em seguida, o portal enviará ao e-mail do solicitante o boleto bancário.

4º passo – Publicação do edital

O último passo necessário para a publicação acontecer, é enviar o comprovante do boleto pago para o E-Diário. Isso pode ser feito tanto por e-mail, quanto por fax, no número 0800-644-9080.

Mas atenção, para garantir que o edital seja publicado no dia seguinte à solicitação, é imprescindível que o solicitante já tenha cadastro no portal. E envie o documento até às 16 horas do dia anterior à publicação.

Quando o edital de convocação é publicado, o solicitante recebe a página certificada digitalmente. Por e-mail, e ainda pode informar o endereço no qual deseja receber o exemplar impresso.

 

Viu como é simples e fácil? Então não perca mais tempo, solicite já o seu cadastro junto ao E-Diário e esteja pronto para publicar todos os seus editais de convocação!

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais