Editais de Convocação — Entenda o Que São

Editais de Convocação — Entenda o Que São
04/07/2022

Os Editais de Convocação são documentos que divulgam avisos, concorrências, chamadas e outras determinações de interesse comum. Eles podem ser fixados em lugares públicos, divulgados em um jornal de grande circulação ou no Diário Oficial para que a população interessada tome conhecimento do conteúdo. 

De acordo com seu teor e objetivo, o edital recebe uma denominação própria. O ato pode comunicar um contrato, um proclama, uma exoneração, uma citação, uma licitação, entre outros assuntos. Saiba mais sobre as convocações, um dos tipos mais comuns: 

Para que servem os editais de convocação? 

Usado para exigir a presença de uma ou mais pessoas em determinada reunião, assembleia ou evento, esse documento segue um padrão que inclui os seguintes componentes: 

  • quem convoca; 
  • quem é convocado; 
  • a ocasião; 
  • data, horário e local de apresentação;
  • a pauta;
  • a cidade e a data de publicação; 
  • e a assinatura do responsável pela documentação.

Um bom exemplo de edital de convocação é aquele usado em concursos públicos para realizar a chamada dos candidatos aprovados. A Lei 8112/90 determina que a Administração Pública deve informar a convocação para tomada de posse do cargo pelo Diário Oficial. Em geral, depois que a nomeação é publicada, o candidato em questão tem 30 dias para tomar posse. Após a posse, ele tem mais 15 dias para começar a exercer a função. Quem não assume o cargo nesse período, é exonerado.

Outro modelo comum é o utilizado por sindicatos para convidar os membros para a assembleia geral de fundação ou ratificação da entidade. Esse ato deve ser divulgado em jornal oficial e em veículo de comunicação de grande circulação diária – de acordo com a área territorial a ser abarcada – para que seja de conhecimento de todos.

Como fazer um edital de convocação

Para que um edital de convocação seja eficaz, o primeiro passo é fazer com que ele siga a seguinte estrutura: 

  • apresentação da convocação;
  • objetivo;
  • informações básicas, como data, hora e local;
  • nome da empresa/instituição ou sindicado e seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • intenções de convocação; 
  • adicionais, como nomes dos convocados e quem conduzirá o evento. 

Como publicar editais de convocação? 

É possível publicar editais de convocação no Diário Oficial da União ou Jornal Oficial de cada estado por dois caminhos. 

O primeiro deles é pelo sistema de envio eletrônico de matérias – INCom, em que o cliente foi previamente cadastrado e certificado no sistema. 

Já o segundo método é contando com a expertise da equipe do E-diário Oficial

Com isso é possível realizar as publicações seguindo os seguintes passos: 

  1. elaborar a matéria no editor de texto word(.doc);
  2. enviar o edital de convocação pelo PORTAL DE ENVIO DE MATÉRIAS ou encaminhar pelo e-mail [email protected];
  3. após o envio do edital de convocação você receberá no seu e-mail um orçamento e procedimentos para dar andamento no procedimento;
  4. a publicação ocorrerá no próximo dia útil se o cadastro da sua entidade estiver finalizado e se o envio do “comprovante de pagamento” ocorrer até às 16h do dia anterior à publicação.

Faça já a divulgação do seu edital de convocação de maneira simplificada, entre em contato com a equipe E-diário.

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais